Mais de 30 mulheres têm o útero removido após erro em diagnósticos de câncer
33 mulheres tiveram seus úteros removidos indevidamente no Hospital Universitário de Uppsala, na Suécia (Foto: Freepik)
Os casos teriam ocorrido entre os anos de 2023 e 2024 e foram divulgados apenas recentemente.
Devido a falhas em diagnósticos de câncer, 33 mulheres tiveram seus úteros removidos indevidamente no Hospital Universitário de Uppsala, na Suécia. Os casos teriam ocorrido entre os anos de 2023 e 2024 e foram divulgados apenas recentemente. Conforme a imprensa sueca, as mulheres afetadas, com idades entre 38 e 85 anos, foram informadas de que apresentavam alterações que indicavam possibilidade de câncer no útero e que era recomendável uma intervenção cirúrgica – a histerectomia. No entanto, após a operação para remoção do útero ser realizada, descobriu-se que a avaliação estava incorreta. Percebendo um aumento inexplicável nos diagnósticos de câncer de útero, o hospital decidiu iniciar uma investigação para verificar se o número de casos da doença estava realmente aumentando ou se havia algum tipo de erro a ser corrigido.
Após isso, foi contatado que houve um “sobrediagnóstico sistemático” – o que ocorre quando pessoas sem sintomas são diagnosticadas por meio de um simples achado de imagem ou de laboratório que a princípio não acarretaria sintomas ou danos.
O hospital se desculpou pelo erro e se comprometeu a revisar o histórico de casos semelhantes, além de compensar financeiramente as mulheres afetadas pelo erro médico.
“Lamentamos profundamente o ocorrido. A retirada do útero é uma operação importante, com consequências significativas e irreversíveis”, declarou Johan Lugnegård, chefe médico do hospital, em um comunicado de imprensa.
Fonte: O Liberal e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 28/10/2024/18:51:43
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade e no canal:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com