Marabá institui o Dia do Conselheiro de Políticas Públicas em 18 de novembro

image_pdfimage_print

Conselheiros municipais reunidos na sede da Casa dos Conselhos de Marabá | Foto: Reprodução

A data passa a integrar o calendário oficial do município com o objetivo de reconhecer a participação social na formulação e implementação das políticas públicas e valorizar a atuação dos conselheiros

A Prefeitura de Marabá sancionou a Lei nº 18.435/2025, que institui o Dia do Conselheiro de Políticas Públicas, a ser comemorado anualmente em 18 de novembro. A data passa a integrar o calendário oficial do município com o objetivo de reconhecer a participação social na formulação e implementação das políticas públicas e valorizar a atuação dos conselheiros.

De acordo com a norma, a data será marcada por ações de divulgação e valorização, promovidas por entidades representativas dos conselheiros e órgãos públicos, incluindo seminários, homenagens e campanhas de conscientização sobre o papel dos conselhos e do controle social na melhoria dos serviços públicos.

Após a publicação da lei, o presidente dos conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e de Assistência Social (CMAS), Joarez Oliveira, destacou a relevância do reconhecimento institucional ao trabalho desempenhado pelos conselhos. “Gostaria de parabenizar a Câmara e ao prefeito Toni pela iniciativa de reconhecer o trabalho dos conselhos de políticas públicas”, afirmou.

Diorgio Santos, que preside os conselhos de Saúde e de Segurança Alimentar e Nutricional, também se manifestou. “Essa lei simboliza o reconhecimento de um trabalho contínuo que os conselheiros realizam em diversas frentes. A valorização fortalece a atuação social e contribui para a construção de políticas públicas mais alinhadas com as necessidades da população”, disse.

A procuradora do município e vice-presidente do CMDCA, Kellen Noceti, ressaltou que a instituição da data reforça o papel do controle social. Segundo ela, a medida deve ser amplamente divulgada para que a população compreenda a função dos conselhos na garantia de direitos. “É fundamental que esse reconhecimento tenha a devida publicidade, para que a sociedade entenda o papel dos conselhos na fiscalização e no acompanhamento das políticas públicas”, completou.

A lei foi aprovada pela Câmara Municipal de Marabá e sancionada pelo prefeito Toni Cunha no dia 7 de abril de 2025.

 

Fonte: Vinícius Soares – Portal Debate e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 11/04/2025/14:59:04

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

%d blogueiros gostam disto: