Militantes do MST marcham em prol da reforma agrária em Canaã dos Carajás
Marcha é um momento de luta e uma oportunidade de denunciar o abuso e poder econômico de uma mineradora na região
Na manhã desta segunda-feira (12), o acampamento Oziel Alves Pereira, em Canaã dos Carajás, saiu em marcha pela rodovia PA-160, para reivindicar terra, trabalho e dignidade ao Estado brasileiro.
A caminhada foi registrada em uma postagem no Instagram, no perfil do Movimento Sem Terra – Pará. A publicação estima que, atualmente, o acampamento possui mais de 5 mil famílias e afirma que o ato é mais um passo na luta do movimento.
A marcha é também, de acordo com a página, um momento de luta pela Reforma Agrária e uma oportunidade de denunciar o abuso de poder econômico de uma mineradora na região e “seu histórico de grilagem de terras da União”, afirma a publicação.
QUEM FOI OZIEL ALVES PEREIRA
Homenageado pelo assentamento que carrega seu nome, Oziel Alves Pereira foi um jovem militante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e se tornou um símbolo da luta pela terra no Brasil.
Oziel era conhecido por sua bravura, disciplina e disposição em liderar as ações do MST na região de Carajás e participou ativamente da marcha que culminou no Massacre de Eldorado dos Carajás, em 17 de abril de 1996.
Durante a marcha, o militante comandou o carro de som, sendo o porta voz dos trabalhadores rurais ao dar voz a suas insatisfações. Oziel foi morto durante o massacre, mas sua luta segue viva na memória do movimento.
Fonte: Blog do Zé Dudu e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 13/08/2024/14:13:25
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade:
* Clique aqui e acesse a comunidade do JORNAL FOLHA DO PROGRESSO
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com