Moradora de Novo Progresso, fala sobre APAGÃO ao G1;’Foi estranho aqui estar tudo normal’

image_pdfimage_print

Novo Progresso e Castelo dos Sonhos não foram afetados por apagão — Foto: TV Liberal

Apagão: ‘Foi estranho aqui estar tudo normal’, diz moradora da única cidade do Pará não afetada por falta de luz
Município inteiro de Novo Progresso e um distrito de Altamira não foram afetados pelo apagão que atingiu 25 estados e DF.
Leia mais:2,9 milhões de unidades consumidoras no Pará foram atingidas pelo apagão no Brasil

A única cidade no Pará que não foi afetada pelo apagão da terça-feira (15) foi Novo Progresso, no sudoeste do estado, segundo a concessionária de energia. Por lá, ao saberem pelo noticiário da falta de energia nacional, moradores ficaram curiosos.

Leia Mais>Vereador agradece ao prefeito por não ter APAGÃO em Novo Progresso?

   “Foi bem estranho saber que parte do Brasil estava com todo esse problema, com essa falta de energia, e aqui em Novo Progresso estar tudo normal”, relatou a enfermeira e moradora da cidade, Elissandra Brito Soares.

Segundo a Equatorial Pará, concessionária de energia no estado, 143 das 144 cidades paraenses foram atingidas, com exceção de Novo Progresso e também Castelo dos Sonhos, que é um distrito de Altamira, cidade com cerca de 500 quilômetros de extensão e que teve outras localidades sem luz, incluindo o Centro.

O apagão durou quase seis horas em algumas partes do estado do Pará e atingiu cerca de 2,9 milhões de imóveis em todo estado. Segundo a concessionária, por volta das 10h30, o fornecimento de energia começou a ser normalizado, sendo totalizado às 14h23. A estimativa é que ao menos 29 milhões de pessoas no Brasil inteiro foram afetadas.

“A gente lamenta por muitas pessoas ficarem sem energia, tão essencial para as atividades diárias”, diz a moradora de Novo Progresso depois que soube que sua cidade era a única do estado com luz.

Segundo a concessionária responsável, Equatorial Pará, o que ocorreu em Novo Progresso pode ser considerada uma coincidência na subestação que atende a localidade. Assim como todas as outras espalhadas pelo estado, ela também possui um ponto de suprimento, que é por onde a energia chega das transmissoras para distribuição.
Clique no link e assista a reportagem do G1PA-Novo Progresso e Castelo dos Sonhos não foram afetados por apagão — Foto: TV Liberal

Em Novo Progresso esse ponto de suprimento não foi afetado, segundo a concessionária, que não detalhou sobre os fatores que podem ter contribuído para isso.

A Equatorial Pará confirmou que o abastecimento do serviço essencial não foi afetado na área pelo mesmo motivo que em Novo Progresso.

Leia Mais>Vereador agradece ao prefeito por não ter APAGÃO em Novo Progresso?

    “Todas as subestações possuem ponto de suprimento. Só que as cargas que chegam até elas (em Novo Progresso e Castelo dos Sonhos) passam por um ponto de suprimento que não foi atingido”, explicou a empresa.

Semáforos ficam ser funcionar durante apagão em Belém- (Foto:G1PA)
Semáforos ficam ser funcionar durante apagão em Belém- (Foto:G1PA)

Apagão afeta 2,9 milhões de imóveis no Pará, causa falta de água e problemas em mercados e postos de combustíveis
Carro capota em cruzamento durante apagão nos semáforos em Belém

Problemas com apagão

No Pará, moradores da Grande Belém, cidades do nordeste do estado, sudoeste e sudeste disseram ter ficado sem energia elétrica às 8h31 da terça (15). A partir daí, moradores de outras cidades e regiões também enfrentaram problemas.

Motoristas enfrentaram problemas para abastecer, pois as bombas de combustíveis não funcionavam, mercados fecharam e filas se formaram no aeroporto. Restaurantes também tiveram dificuldades de atender os clientes por causa da falta de água e também sem opção de pagamento em pix.

O blecaute também afetou o funcionamento de semáforos e de serviços, incluindo espaços de lazer na capital Belém. O apagão nos semáforos acabou resultado em um acidente em Belém, em que um carro capotou.

Além do Pará, 24 estados e o Distrito Federal também ficaram sem luz. O Operador Nacional do Sistema identificou uma ocorrência que levou a uma “separação elétrica” no sistema interligado. Na prática, as regiões norte e nordeste do país foram desconectadas do Sul e Sudeste.

Leia Mais>Vereador agradece ao prefeito por não ter APAGÃO em Novo Progresso?

Com o incidente, o órgão realizou uma “ação controlada” — ou seja, proposital — para evitar que o problema na rede se espalhasse.

“Houve pelo menos 16 mil MW de interrupção de energia. A interrupção no sul e no sudeste foi uma ação controlada para evitar propagação da ocorrência”, diz o ONS.

Fonte:G1PA  e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 16/08/2023/16:22:49

Notícias gratuitas no celular

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade:

*     Clique aqui e acesse a comunidade do JORNAL FOLHA DO PROGRESSO

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

%d blogueiros gostam disto: