Moraes concede liberdade provisória para ex-comandante da PM do DF suspeito de omissão
Vieira está detino desde o dia 10 de janeiro, sob suspeita de omissão na contenção dos ataques cometidos por bolsonaristas radicais no dia 8 de janeiro. (Foto:Paulo H. Carvalho/ Agência Brasília).
Ele está detido desde 10 de janeiro
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes concedeu a liberdade provisória para ex-comandante-geral da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) coronel Fábio Augusto Vieira. Para o ministros, o panorama processual que justificou a prisão preventiva do investigado “não mais subsiste no atual momento, sendo possível conceder-lhe a liberdade provisória”.
Vieira está detino desde o dia 10 de janeiro, sob suspeita de omissão na contenção dos ataques cometidos por bolsonaristas radicais no dia 8 de janeiro.
Moraes aponta que, em seu relatório, o ex-interventor federal da Segurança Pública do DF, Ricardo Cappelli, afirma que apesar de Vieira ser o então comandante da PM, “não teria sido diretamente responsável pela falha das ações de segurança que resultaram nos atos criminosos ora investigados”.
“Além de apontar que o investigado esteve presente na operação, foi ferido no combate direto aos manifestantes e não teve as suas solicitações de reforços atendidas”, diz Moraes. Para o ministro, isso reforça as alegações do ex-comandante, durante depoimento para a Polícia Federal, de que procurou o GDF a fim de desmobilizar o acampamento montado em frente ao Quartel-General do Exército, em Brasília.
Vieira afirmou que, enquanto era comandante da Polícia Militar, tentou, por duas vezes, desmobilizar o acampamento e que chegou a mobilizar cerca de 500 policiais militares, mas não obteve êxito por pedido do próprio Exército. (As informações são do G1 do Distrito Federal).
Jornal Folha do Progresso em 03/02/2023/16:17:13
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835- (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com