MPE e MPF recomendam medidas de proteção a indígenas contra a Covid-19 no sudeste do PA

image_pdfimage_print

(Foto:Reprodução) – Recomendação diz respeito às etnias Atikum, Karajás, Kayapó e Xicrin. Recomendações devem ser respondidas em até cinco dias úteis, segundo os MPs.

Os ministérios públicos Estadual e Federal fizeram uma recomendação conjunta à Secretaria de Saúde do Pará (Sespa), à Fundação Nacional do Índio (Funai), e às prefeituras de oito municípios do estado, pedindo medidas para proteger quatro povos indígenas contra a Covid-19.

A recomendação diz respeito às etnias Atikum, Karajás, Kayapó e Xicrin. Todas ficam no sudeste do Pará.

Entre às ações recomendadas está a elaboração de materiais informativos para orinetar as populações indígenas. Além disso, o documento pede a construção de planos emergenciais para atender as comunidades que registrarem casos de Covid-19.

A recomendação também aponta a necessidade de distribuição de máscaras, luvas, álcool em gel e água sanitária com orientações sobre o uso correto dos materiais.

As recomendações devem ser respondidas em até cinco dias úteis, segundo os MPs.

A Sespa informou que desde o início da pandemia, atua com medidas preventivas junto às populações indígenas em parceria com os distritos sanitários especiais indígenas.

Por G1 PA — Belém

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835- (93) 98117 7649.

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

 

%d blogueiros gostam disto: