“Nada sobre nós sem nós” – Assembleia dos Povos da Terra pela Amazônia divulga carta de ações imediatas para salvar a Amazônia

image_pdfimage_print

Documento será entregue na Cúpula da Amazônia destaca a importância dos povos da floresta e das cidades para barrar a exploração predatória da região

Brasil, agosto de 2023 – A Assembleia dos Povos da Terra pela Amazônia divulga a carta de medidas para cessar a exploração predatória das florestas e dos rios da região, referendada na segunda-feira (07/08). O documento será entregue hoje (08) aos chefes de Estado, na Cúpula da Amazônia.

Os movimentos populares reivindicam que os governos da pan-amazônica decretem estado de emergência para salvar a Amazônia do ponto de não retorno e apresentam em 29 pontos, ações pactuadas com os povos indígenas, quilombolas, ribeirinhos que vivem nas florestas e cidades da região.

Entre as ações indicadas na Carta, os movimentos pedem que o desmatamento ilegal e mineração sejam combatidos e extirpados; que os territórios dos povos originários tenham a titulação jurídica efetivada; que os governos invistam em processos de transição energética e não promovam a exploração de petróleo e a construção de hidrelétricas na região e que as empresas estrangeiras que poluem e provocam a destruição das florestas e rios da região sejam devidamente processadas e punidas, em seus países sede.
E principalmente os movimentos populares exigem a participação dos povos pan-amazônicos em todos os espaços de decisão sobre os rumos políticos, sociais e econômicos da região. Para tanto, reivindicam a criação da OTCA – Organização do Tratado de Cooperação Amazônica popular.

Clique – Leia, na íntegra, a Carta dos Povos da Terra pela Amazônia

Mais informações
Evelize Pacheco – evelize.pacheco@cpmidias.org.br – 55 11 96925 4677 – Assessoria de Comunicação CPMídias e Roberta Brandão – imprensamab@atingidos.org – 55 91 92330917 Assessoria de Imprensa do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB)

Fonte: e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 08/08/2023/05:25:27

Notícias gratuitas no celular

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade:

*     Clique aqui e acesse a comunidade do JORNAL FOLHA DO PROGRESSO

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

%d blogueiros gostam disto: