Novo Progresso entre os três municípios que mais desmataram no Pará

image_pdfimage_print

(Foto: Divulgação Ibama) –  PA tem alta de 176% no desmatamento da floresta amazônica, aponta Imazon  (Foto:Reprodução)
As duas áreas de conservação que mais perderam áreas verdes ficam no estado.

O Pará foi o segundo estado que mais destruiu a floresta amazônica em março de 2023, em comparação ao mesmo período do ano anterior. O dado é do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), divulgado nesta quinta-feira (20).

Leia também:Sem medo do PT; Bolsonaristas continuarão a destruir floresta em Novo Progresso e no Pará

APA Triunfo do Xingu: imagens de satélite mostram o antes e o depois do desmatamento na região. — Foto: Imazon/Planet

O estado concentrou 27% de toda a derrubada na região, registrando aumento da devastação de 33 km² em 2022 para 91 km² – o aumento foi de 176%, segundo o Imazon.

Já entre as áreas protegidas, os destaques negativos do Imazon são a APA Triunfo do Xingu e a APA do Tapajós (PA).

As unidades de conservação estaduais perderam, respectivamente, áreas de floresta equivalentes a 500 e a 300 campos de futebol apenas em março, e foram a primeira e a segunda UCs mais destruídas na Amazônia no mês.

Três municípios concentram 55% da devastação no estado. São eles:

   *Altamira (31 km²),
    *Moju (10 km²)
     e Novo Progresso (9 km²),

A pesquisadora do Imazon Bianca Santos explica que “nem os municípios e nem as unidades de conservação são novidade nos rankings de desmatamento”.

    “São territórios que enfrentam pressões históricas em suas florestas, onde é preciso ter atenção especial nas ações de conservação”.
sat amaLeia também:Sem medo do PT; Bolsonaristas continuarão a destruir floresta em Novo Progresso e no Pará

Fonte e Publicado Por:Jornal Folha do Progresso em 21/2023/06:47:27 com G1PA

 Notícias gratuitas no celular

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade:

*     Clique aqui e acesse a comunidade do JORNAL FOLHA DO PROGRESSO

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

%d blogueiros gostam disto: