Operação conjunta destrói maquinários e causa prejuízo de R$ 8 mi a garimpeiros ilegais na Sararé
Foto: Polícia Federal | Polícia Federal, Ibama, Funai e Gefron estiveram envolvidos na Operação Incursões Sararé.
A Polícia Federal, em conjunto com órgãos do Governo Federal e o Grupo Especial de Fronteira (Gefron), deflagraram a “Operação Incursões Sararé – Aldeia Nambikwara” para combater a extração ilegal de ouro e promover a desocupação da área atingida por garimpeiros, além de apreender maquinários e utensílios que são utilizados na garimpagem ilegal, na Terra Indígena Sararé (região oeste de Mato Grosso).
A ação policial ocorreu neste último final de semana. Os órgãos do Governo Federal que participam da operação são o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Ibama) e Fundação Nacional do Índio (Funai).
O objetivo da operação é apoiar a Funai no atendimento aos anseios da população indígena que sofre com a invasão de suas terras e o desmatamento desenfreado de suas matas – o que gera o desequilíbrio ambiental e poluição dos rios que passam pela Terra Indígena.
No decorrer da operação, foram inutilizados 8 pás carregadeiras, 20 motores estacionários/geradores, 3 bombas d’águas e 2 britadeiras, de difícil remoção, que foram encontrados em toda a extensão da Terra Indígena Sararé. O prejuízo estimado ao grupo é de R$ 8 milhões aos criminosos.
Após o encerramento das atividades em campo, as investigações prosseguirão, a fim de identificar os financiadores da atividade ilegal e descapitalizar as organizações criminosas ali presentes, que ao usurparem de ouro de origem ilegal, financiam diretamente a degradação do meio ambiente, dizimam a população indígena na região, poluem os rios que abastecem os municípios, gerando, consequentemente, um enorme dano social, além do desequilíbrio no mercado financeiro.
Os investigados podem responder por Usurpação de bem da União por extrair recursos minerais sem autorização dos órgãos competentes.
Fonte: Mídia Jur e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 22/07/2024/12:16:40
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade:
* Clique aqui e acesse a comunidade do JORNAL FOLHA DO PROGRESSO
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com