Países limitam importação de carne da Polônia após escândalo
Trabalhador corta carnes em frigorífico de Golina, Polônia (REUTERS/Kacper Pempel)
Frigoríficos estão abatendo gado mesmo que estejam doentes
Vários países começaram a reduzir a quantidade de carne bovina importada da Polônia depois que um documentário de TV mostrou um matadouro abatendo vacas doentes, disse nesta segunda-feira o chefe de uma associação do setor de produção de carne.
Um repórter disfarçado conseguiu um emprego em um matadouro nos arredores de Varsóvia e transmitiu imagens do mês passado de animais doentes sendo maltratados, mortos e enviados para consumo humano.
Uma equipe de inspetores da Comissão Europeia chegou a Varsóvia nesta segunda-feira (4) para investigar os relatos, disse o veterinário-chefe da Polônia em entrevista coletiva.
Nenhum país cancelou as importações de carne da Polônia, disse a jornalistas o chefe da Associação Polonesa de Carne, Witold Choinski.
“Mas muitos países estão limitando suas importações”, acrescentou.
Ele não citou nenhum país e também não deu detalhes sobre o tamanho dos cortes.
A Polônia produz cerca de 560 mil toneladas de carne bovina por ano, sendo 85 por cento para exportação.
O ministro de Agricultura da Polônia, Jan Ardanowski, disse nesta segunda-feira que um caso foi “exagerado de maneira inimaginável” e agora ameaça a imagem da carne polonesa ao redor do mundo.
Uma outra associação de produtores (PZHiPBM, na sigla em polonês) disse que os preços domésticos da carne caíram fortemente nos últimos dia e que se a tendência continuar os produtores locais podem perder até 160,27 milhões de dólares neste ano.
Fonte:OLIBERAL
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP – JORNAL FOLHA DO PROGRESSO no (93) 98404 6835- (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) Site: WWW.folhadoprogresso.com.br E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br e/ou adeciopiran_12345@hotmail.com