Pedreiro que nunca saiu do Pará e foi preso por roubo ocorrido em Recife é inocentado na Justiça

image_pdfimage_print

Daniel Rego da Cunha abraçando a mãe após sair da prisão — Foto: Geovane Brito/G1

Daniel Rego da Cunha passou um mês e quatro dias na prisão em Santarém em cumprimento a mandado de prisão. Crime aconteceu em junho de 2018 em Recife (PE).

Após uma luta judicial, o santareno que foi preso acusado de roubo em Recife, capital de Pernambuco, em 2018, conseguiu ser inocentado do crime. Apesar de estar em liberdade desde julho de 2019, o pedreiro Daniel Rego da Cunha ainda lutava na Justiça para provar sua inocência. Natural de Santarém, no oeste do Pará, ele alegou e provou que nunca saiu do estado.

De acordo com o titular da 3ª Vara Criminal de Recife, foi determinada que seja feita a retificação do nome do acusado de Daniel Rego da Cunha, por ele ter sido denunciado indevidamente.

Família de santareno preso por assalto ocorrido em Pernambuco alega que ele nunca saiu do Pará
Preso por roubo ocorrido em Recife, paraense que diz que nunca saiu do Estado é liberado da prisão
Justiça concede liberdade provisória a acusado de assalto no Recife que, segundo a família, nunca saiu do Pará

Daniel ficou um mês e quatro dias dividindo com outros 19 homens uma cela de poucos metros no Centro de Recuperação Agrícola Silvio Hall de Moura. Para ele, o tempo demorou a passar e chegou a pensar que a família havia lhe virado às costas.

“Muito difícil, difícil mesmo. Eu não comia, não dormia. Depois que eu fui preso não sabia mais de nada sobre o que estava acontecendo”, disse o pedreiro.

O casamento de Daniel precisou ser remarcado devido à prisão, mas aconteceu no mês de setembro no Projeto “Viva a Vida” da TV Tapajós. A esposa do pedreiro, Samari de Jesus, luta para que o marido supere os traumas do cárcere.

“As pessoas julgavam sem conhecer, sem saber de fato o que estava acontecendo. Então, só a família e pessoas envolvidas sabiam. Provar isso agora é a melhor coisa tendo um papel que prova que ele é inocente mostrar para as pessoas que o julgaram que ele é inocente”, contou Samari de Jesus.

O crime

O assalto do qual o pedreiro paraense foi acusado de ter participado ocorreu no dia 8 de junho de 2018, no bairro de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. Foram levados R$ 2 mil em dinheiro, R$ 25 mil em cheques e um cordão de ouro. A vítima do roubo reconheceu o motociclista que ajudou o assaltante a fugir, através de uma foto em documento que tinha os dados de Daniel. Mas de acordo com a defesa, a foto era de outra pessoa.

Quase um ano depois do crime, o pedreiro foi preso dentro da 16ª Seccional de Polícia Civil em Santarém enquanto se apresentava por ter recebido intimação por conflitos agrários, o qual não tinha validade.

A liberdade provisória sem pagamento de fiança foi concedida pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) no dia 1º de julho de 2019 e cumprida no dia seguinte, em resposta ao pedido feito pelo advogado de Daniel logo após a prisão.

Medidas cautelares

Naquela ocasião, de acordo com o Tribunal de Justiça, a liberdade provisória foi concedida pelo juiz Laiete Jatobá Neto, da 3ª Vara Criminal da Capital, com medidas cautelares, como comparecimento a todos os atos do processo e não mudar de residência sem comunicar à Justiça.

Na decisão, o juiz argumentou que Daniel é réu primário e que não tramitam feitos criminais em seu desfavor, além de que “no caso concreto, não houve prisão em flagrante. Houve apenas reconhecimento fotográfico levado a efeito perante a autoridade policial no ano de 2018, indício […] que se revela fragilizado pela sua própria essência […]”, escreveu o magistrado.

Por G1 Santarém — Pará

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835- (93) 98117 7649.

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran_12345@hotmail.com

 

 

 

%d blogueiros gostam disto: