PF desarticula esquema de furto de cargas dos Correios no Pará
Foto: Reprodução | A ação contou com o apoio dos Setores de Segurança e Inteligência Corporativa dos Correios no Pará e em Brasília.
A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta terça-feira (18/02), a Operação VAR, que desarticulou uma organização criminosa especializada em furtos de cargas e encomendas dos Correios. Segundo as investigações, o esquema causou um prejuízo superior a R$ 35 milhões aos cofres públicos nos últimos cinco anos, valor pago a título de indenizações por extravio de encomendas. A ação contou com o apoio dos Setores de Segurança e Inteligência Corporativa dos Correios no Pará e em Brasília.
Foram cumpridos 42 mandados de prisão e 49 mandados de busca e apreensão em cidades paraenses como Ananindeua, Belém, Benevides, Bragança, Capitão Poço, Castanhal, Marituba, Moju e Igarapé-Açu, além de Maracaçumé, no Maranhão. A 4ª Vara Federal da Seção Judiciária do Pará, responsável pelos mandados, também determinou a suspensão das atividades de lojas que receptavam as cargas furtadas e o bloqueio de valores em contas dos investigados, provenientes dos crimes.
Entre os alvos das prisões estão 29 motoristas e ex-motoristas contratados por empresas terceirizadas que prestam serviços aos Correios. Eles atuavam em rotas nacionais entre São Paulo/SP e Belém/PA, e São Paulo/SP e Marabá/PA. Com o tempo, os criminosos se especializaram em burlar sistemas de segurança dos caminhões, como lacres e alarmes, para ocultar sua participação nos furtos.
Os criminosos focavam principalmente em produtos eletrônicos de alto valor agregado, como celulares, notebooks, tablets e TVs. As investigações também revelaram um esquema de receptação e distribuição desses itens, o que levou a buscas e apreensões em seis lojas de eletrônicos. Os proprietários desses estabelecimentos foram presos preventivamente, e as atividades comerciais foram suspensas. Um dos alvos já havia sido preso em 2021 pelo mesmo crime e teve duas de suas lojas fechadas pela PF nesta operação.
O nome da operação, VAR (Video Assistant Referee, ou árbitro de vídeo), foi inspirado no vocabulário utilizado pelos criminosos, que faziam referência ao futebol ao se comunicar sobre os crimes. A operação marca um importante avanço no combate a esse tipo de delito, que há anos prejudica os Correios e os consumidores que aguardam suas encomendas.
Fonte: PF e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 18/02/2025/08:40:15
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com