Prefeitura decreta situação de emergência em Altamira por conta da seca
(Foto: Reprodução) – A Prefeitura de Altamira decretou situação de emergência em função da grave seca que atinge o município.
O nível dos rios Xingu e Iriri, fundamentais para o transporte de bens e pessoas, está em níveis críticos, afetando diretamente o cotidiano da população das comunidades ribeirinhas e indígenas.
O decreto foi publicado no Diário Oficial do Município, dia 18 de outubro, para as regiões do alto, baixo e médio Xingu, nos distritos de Cachoeira da Serra, Castelo dos Sonhos, Vila Canopus, Vila Cabocla e os bairros na sede do município de Altamira, atingindo uma estimativa de 3.715 (três mil e setecentas e quinze) famílias, sendo um total estimado de 18.575 (dezoito mil quinhentas e setenta e cinco pessoas) afetando principalmente pescadores, extrativistas e ribeirinhos no âmbito de gestão de risco e de desastres.
Entre os fatores apontados para que a situação fosse decretada estão: a prolongada estiagem que tem afetado diversas regiões de Altamira, resultando em significativa redução dos níveis de água disponível em reservatórios, rios e aquíferos; a gravidade da situação tem acarretado impactos sérios nas atividades agrícolas, no abastecimento de água potável, na pecuária e em outras atividades econômicas essenciais para a população, em especial dos povos e comunidades tradicionais; e que a estiagem vem comprometendo gravemente o meio ambiente, causando a morte e migração de espécies da fauna, a destruição da vegetação, e aumentando o risco de incêndios e queimadas, contribuindo para mudanças climáticas.
A situação agrava-se com as dificuldades de acesso a comunidades ribeirinhas e indígenas, que dependem dos rios para locomoção e para obtenção de alimentos e água.
O decreto de situação de emergência permitirá ao município obter recursos do governo estadual e federal com maior rapidez para lidar com a crise.
Fonte: ASCOM PMA e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 24/10/2024/14:23:43
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade e no canal:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com