PRF apreende 21m³ de madeira ilegal em Ipixuna (PA)

image_pdfimage_print

A espécie encontrada é listada como ameaçada de extinção e popularmente conhecida como Jacarandá-da-bahia. | Divulgação / PRF

A espécie encontrada era o jacarandá-da-bahia, listada como ameaçada de extinção.

O combate à exploração ilegal de matéria-prima e outros materiais de grande valor é constante nos estados da Amazônia legal, por conta da rica biodiversidade da região.

Em uma operação de rotina, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 21 m³ de madeira da espécie Tiriba Preta (Dalbergia nigra), transportada ilegalmente em Ipixuna do Pará, na madrugada do domingo (23). A ação ocorreu no quilômetro 229 da BR-010, durante uma fiscalização de rotina.

Por volta das 2h05, agentes da PRF abordaram um caminhão Mercedes-Benz/L 1620 que transportava 600 estacas de madeira com destino ao município de Mãe do Rio, no Pará.

Durante a inspeção, a equipe constatou que o condutor não possuía a documentação da carga e, por isso, a madeira apreendida foi encaminhada ao órgão ambiental competente para os procedimentos legais.

O condutor do veículo assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e se comprometeu a comparecer em juízo quando solicitado, para responder por possível crime ambiental.

Implicações Legais

O transporte ilegal de madeira configura crime ambiental, previsto na Lei nº 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais). As penalidades para este tipo de delito incluem:

Detenção: De seis meses a um ano.

Multa: A ser definida pela autoridade judicial, considerando a gravidade do dano ambiental.

Apreensão do veículo utilizado no transporte da madeira ilegal.

A espécie Tiriba Preta (Dalbergia nigra), também conhecida como jacarandá-da-bahia, está na lista de espécies ameaçadas de extinção, o que pode agravar as penalidades aplicadas.

Fonte:  e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 24/03/2025/12:04:22

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

%d blogueiros gostam disto: