PRF de Santarém vai utilizar drones para fiscalizar ultrapassagens proibidas na Serra do Piquiatuba

image_pdfimage_print

Trecho da Serra do Piquiatuba — Foto: PRF Santarém/Divulgação

Conforme informações da PRF, mesmo com a presença constante de agentes, muitos motoristas continuam realizando ultrapassagens proibidas no local.

A partir desta semana, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Santarém, no oeste do Pará, implementará uma nova estratégia para reforçar a segurança no trecho da Serra do Piquiatuba. Com o apoio de drones, a fiscalização será intensificada para coibir ultrapassagens proibidas e prevenir acidentes graves.

A Serra do Piquiatuba é conhecida por suas curvas acentuadas, tráfego intenso de veículos de grande porte e frequentes infrações de trânsito. Em março deste ano, um acidente fatal envolvendo um condutor reforçou a necessidade de medidas adicionais de fiscalização na área.

Conforme informações da PRF, mesmo com a presença constante de agentes, muitos motoristas continuam realizando ultrapassagens proibidas. A utilização de drones surge como uma alternativa eficaz para monitorar o trecho de maneira ampla e precisa, ampliando o alcance da fiscalização.

A iniciativa está respaldada pela Resolução Contran nº 909/22, que regulamenta o uso de videomonitoramento para fiscalização de trânsito. De acordo com a norma, os agentes de trânsito podem autuar condutores por infrações às normas de circulação e conduta detectadas remotamente, desde que a via esteja devidamente sinalizada para esse tipo de fiscalização.

No caso da Serra do Piquiatuba, a PRF instalou placas informando os motoristas sobre o videomonitoramento, tanto no sentido da subida da serra quanto em direção ao centro de Santarém. A norma também prevê que os agentes não podem lavrar autos de infração relacionados a irregularidades no veículo, limitando-se às infrações de conduta observadas “online”.

 

Fonte: g1 Santarém e Região — PA e Região e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 26/11/2024/16:21:03

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

%d blogueiros gostam disto: