Primeira morte por gripe suína é registrada este ano no Rio

image_pdfimage_print

Vítima foi identificada em Araruama, na Região dos Lagos

O Estado do Rio de Janeiro registrou um caso de morte de gripe provocado pelo vírus tipo Influenza A (H1N1), a gripe suína, doença altamente infectocontagiosa. A informação foi noticiada na coluna do jornalista Ancelmo Gois, na noite da última segunda-feira. Segundo o colunista, o presidente da Comissão de Saúde da Câmara dos vereadores, Carlos Eduardo (Solidariedade), descobriu que o caso aconteceu na cidade de Araruama, na Região dos Lagos.

Inicialmente a vítima foi identificada como Afonso, um pastor da cidade e morador do bairro Areal. Ainda segundo informações do presidente da comissão, o pastor teria viajado para outra cidade do estado, onde poderia ter sido infectado pela gripe. Após informado do acontecido, o vereador Carlos Eduardo iniciou uma investigação com as secretarias de Saúde estadual e municipal para saber se existe um plano de contingência e quais os estoques de Tamiflu, o remédio usado contra o vírus.

A gripe suína é uma doença infecciosa aguda causada pelo vírus Influenza, que se transmite de uma pessoa para outra por via respiratória. Entre os sintomas da gripe H1N1 estão febre alta, tosse, dor de garganta, fadiga, dor de cabeça, náuseas, vômitos e diarreias. Outros sinais de alerta são dificuldade para respirar, dor no peito, confusão mental, convulsões e vômitos persistentes, em casos mais graves.

O vírus é facilmente transmitido de uma pessoa para outra através de gotículas eliminadas pela tosse ou pelo espirro. Também pode ser transmitido pelo contato das mãos com secreções respiratórias.

Fonte: ORMNews.

Publicado por Folha do Progresso fone para contato  Tel. 3528-1839 Cel. TIM: 93-81171217 e-mail para contato:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br

%d blogueiros gostam disto: