Rodovia BR-163 -Buracos tomam conta da principal rodovia para escoamento de grãos do Mato Grosso aos portos do Pará.

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Empresa Via Brasil, responsável pela concessão está no trecho, mas serviços são lentos e ineficientes. (Fotos:Jornal Folha do Progresso)

Os progressenses que precisam deixar a cidade para outras regiões devem estar atentos porque além de buracos na rodovia – cheias de declives e curvas acentuadas – vão enfrentar problemas na pavimentação e na sinalização. Sem falar que, se tiverem alguma intercorrência, terão de contar com serviços particulares, no trecho que vai ser pedagiado a empresa ainda não oferece guincho e socorro.

CONCESSÃO – O Consórcio Via Brasil BR163 venceu o leilão em 8/7/2021, com o valor de tarifa de R$ 0,07867 por quilômetro rodado (8,09579% de deságio). O ato de outorga foi publicado na sexta-feira (1º/4), no Diário Oficial da União (DOU).

O projeto consiste na exploração por 10 anos, prorrogáveis por mais dois anos, da infraestrutura e da prestação do serviço público de recuperação, conservação, manutenção, operação, implantação de melhorias e ampliação de capacidade das rodovias BR-163/230/MT/PA.

Em 30 de abril de 2022,a empresa vencedora da licitação Via Brasil, assinou o contrato com a ANTT  e assumiu o trecho de recuperação imediata da rodovia até Santarém no Para. O Governo Federal comemorou e divulgou que ANTT e Via Brasil assinam contrato de concessão da BR-163/230/MT/PA.

“A Via Brasil chegou no município de Novo Progresso e iniciou trabalhos na rodovia, contratou trabalhadores e nestes 60 dias o que observamos que até agora só está fazendo trabalho de aparência”.1653927204321

Instalada na comunidade Nova Vessa, arrendou o antigo pátio da Fratello engenharia e Construções, no entanto, serviços de tapa-buraco não avança e a rodovia está danificada dificultando a vida dos motoristas.

Conforma já foi reportado pelo Jornal Folha do Progresso, o trecho da divisa do Mato Grosso até Miritituba no Pará está tomado por buracos,  de todos os tamanhos, acidentes com carretas são registrados, por tentar desviar de buraco e/ou frear e outra colide na traseira, muitos deles com vítimas.  Motoristas de carretas e veículos menores, que trafegam pela via são obrigados a praticarem o zig-zag e aí o perigo circula na estrada, porque para desviar da buraqueira o motorista joga o veículo para o local onde menos buraco tem, colocando em perigo os demais carros.  Os prejuízos com suspensão e pneus são constantes.

Via Brasil faz trabalho com sistema PARE & SIGA (foto: Jornal Folha do Progresso)
Via Brasil faz trabalho com sistema PARE & SIGA (foto: Jornal Folha do Progresso)

A empresa Via Brasil, realiza limpeza as margens da via em alguns trechos, nenhum buraco foi tapado até o presente.

A reportagem procurou a empresa, no trecho, mas os funcionários não se manifestaram, estamos tentando contato coma direção da empresa no Mato Grosso.

ANTT e Via Brasil assinam contrato de concessão da BR-163/230/MT/PA

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a empresa Via Brasil assinaram, nesta sexta-feira (1º/4), o contrato de concessão para exploração da infraestrutura da BR-163/230/MT/PA, trecho leiloado em 8/7/2021. A cerimônia ocorreu no Ministério da Infraestrutura (Minfra).

Cerimônia ocorreu no Ministério da Infraestrutura nesta sexta-feira (1º/4) (Foto:Divulgação)
Cerimônia ocorreu no Ministério da Infraestrutura nesta sexta-feira (1º/4) (Foto:Divulgação)

O projeto consiste na proposta de concessão para a exploração da infraestrutura e da prestação de serviço público de recuperação, operação, manutenção, monitoração, conservação, implantação de melhorias e manutenção do nível de serviço do trecho da Rodovia BR-163/MT, entre a divisa PA/MT ao entroncamento MT-220, no município de Sinop; trecho da Rodovia BR-163/PA, entre o entroncamento com a BR-230/PA e a divisa PA/MT; trecho da Rodovia BR-230/PA, entre o entroncamento com a Rodovia BR-163/PA e a travessia do Rio Tapajós.

Obras – De acordo com o Programa de Exploração da Rodovia (PER), as principais melhorias promovidas deverão ocorrer até o 5º ano da concessão, incluindo 42,87 km de faixas adicionais, 30,24 km de vias marginais, acessos definitivos aos terminais portuários de Miritituba, Santarenzinho e Itapacurá, 8 novos dispositivos de interconexão em desnível, 7 passarelas de pedestres, implantação de 340 km de acostamentos, entre outros.

Atendimento – Também está previsto o atendimento ao usuário da via com Centro de Controle de Operações (CCO) e Bases do Serviço Operacional (BSO) para apoio das equipes de atendimento médico de emergência, atendimento mecânico e atendimento aos demais incidentes na via.

Praças de Pedágio – Estão previstas três praças de pedágio distribuídas da seguinte forma:

*  Itaúba/MT (km 920+600)

  *  Guarantã do Norte/MT (km 1.090+600)

  *  Trairão/PA (km 642+400)

Inovações – O projeto desta concessão tem uma série de inovações. Podemos destacar:

*Desconto de 5% para usuários de dispositivos de pagamento eletrônico

*Pontos de parada para caminhoneiros

*Estoque de melhorias, com a possibilidade de execução de obras ao longo da concessão

Empresa sinaliza os buracos, mas não realiza serviços de tapar (Foto: Jornal Folha do Progresso)
Empresa sinaliza os buracos, mas não realiza serviços de tapar (Foto: Jornal Folha do Progresso)
Rodovia tomada por buracos.
Imagens mostram motoristas tendo que invadir a pista contrária ou reduzir a velocidade para desviar dos buracos. Cobrança de pedágio deve iniciar neste ano. Rodovia tomada por buracos.

O sistema rodoviário da BR-163/230/MT/PA compreende um total de 1.009,52 km de extensão, integrando o Centro-Oeste e Norte do Brasil. Constitui eixo fundamental para escoamento da produção da parte paraense da Região Norte e norte da Região Centro-Oeste, além da ligação a terminais portuários do Arco Norte (Rio Tapajós).

De acordo com os estudos, o trecho rodoviário é elemento fundamental para o desenvolvimento da região, viabilizando o escoamento de áreas produtoras e fomentando a economia de 13 municípios em duas unidades federativas. A expectativa é que sejam gerados, ao longo do contrato, cerca de 29 mil novos postos de trabalho.

Para saber todos os detalhes da concessão, clique aqui.

Por:Jornal Folha do Progresso em 02/05/2022/07:37:57

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