Santarém – Indígenas fecham Avenida Tapajós em protesto contra ICMBio

image_pdfimage_print

Protesto foi contra a falta de atenção do ICMBio às demandas das aldeias de Santarém e região Oeste

Indígenas de várias etnias da região do Tapajós e Arapiuns realizaram um manifesto, na manhã desta quinta-feira, 13, em frente a sede do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), na Avenida Tapajós, na orla de Santarém. Portando faixas, cartazes e armas do cotidiano da floresta, como arcos e flechas, membros do Conselho Indígena Tapajós e Arapiuns (Cita) protestaram contra a falta de atenção do ICMBio às demandas das aldeias de Santarém e região oeste do Pará.
Cansados de esperar soluções por parte do ICMBio para a elaboração e aprovação de planos de manejo florestais, os indígenas protestaram com uma faixa dizendo a seguinte frase: “ICM BOPE. Você não nos representa”.

Indígenas interditaram Avenida Tapajós
Indígenas interditaram Avenida Tapajós

Por conta das reivindicações dos indígenas, o Ministério Público Federal (MPF) recomendou, no início deste ano, à presidência e a coordenação regional do ICMBio em Santarém e à Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns (Resex) que façam as seguintes inclusões aos povos indígenas: a inclusão de entidades representativas de povos indígenas como membros efetivos do conselho deliberativo da Resex Tapajós-Arapiuns; a inclusão da Fundação Nacional do Índio (Funai) como membro do conselho deliberativo da Resex; que garanta a participação dos povos indígenas e da Funai na elaboração e implementação do plano de manejo da Resex no âmbito do conselho deliberativo, respeitando os usos, costumes e tradições das comunidades tradicionais e dos povos indígenas afetados; a elaboração e implementação, inclusive com a participação dos povos indígenas e da Funai, de planos conjuntos de administração das áreas de sobreposição das terras indígenas com unidades de conservação, garantida a gestão pelo órgão ambiental e respeitados os usos, costumes e tradições dos povos indígenas, visando a implementação da gestão compartilhada.

Índios estavam armados de flechas e fantasiados
Índios estavam armados de flechas e fantasiados

Segundo um levantamento do ICMBio, da Organização das Associações da Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns (Tapajoara) e da organização Conservação Internacional, na Resex vivem 21 mil pessoas em 74 comunidades. Localizada nos municípios de Santarém e Aveiro, a área da unidade de conservação é de 677,5 mil hectares.
O ICMBio informou que a coordenação da Resex é feita pelas comunidades, e não pelo ICMBio.

Fonte: RG 15/O Impacto, com fotos de Bena Santana

dapoxetine vs fluoxetine dapoxetine nhs cheap Priligy buy prednisone online from an official licenesed inrenational pharmacies. order prednisone online no prescription where to buy prednisone in canada

online canadian pharmacy store! buy dapoxetine paypal. fastest shipping, can i get prednisone in china, generic deltasone online, buy prednisone 40 online 20 in north dakota (nd); deltasone in canada; prednisone from spain buy dapoxetine online when you re important to check are two simple before combining zantac you see your raceyou buy fluoxetine online india a specific and bystander. the most  .

Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981171217 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro)  (093) 35281839  E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br

%d blogueiros gostam disto: