Segup desarticula facções envolvida na chacina em Jacundá | PA
Cúpula da Segup deu rápida resposta sobre chacina de Jacundá | Foto: Augusto Miranda/Agência Pará
Chacina teve 4 mortos e 3 feridos, incluindo criança, que estão hospitalizadas.
A força-tarefa composta pelas Polícias Civil e Militar obteve avanços significativos nas investigações dos homicídios recentes ocorridos em Jacundá, sudeste paraense, resultando na identificação e localização de dois indivíduos envolvidos nos crimes.
O principal líder de uma organização criminosa na região foi encontrado e, após confronto armado com a polícia, acabou morto no município de Parauapebas nesta quinta-feira (11). Paralelamente, outro membro do grupo foi preso na noite anterior em Jacundá.
Segundo o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, as operações refletem o trabalho efetivo das forças de segurança, que desde os primeiros incidentes montaram uma estratégia coordenada para responder rapidamente aos crimes.
Com as ações, ainda na segunda-feira (8), apreendemos quase 5KG de drogas, mais de 200 munições e prendemos outra em flagrante. Já ontem, quarta-feira (10), mais uma pessoa foi presa, essa tendo envolvimento em um homicídio que ocorreu no dia 3, sendo também faccionado. Seguindo nas ações, nessa quinta-feira (11), foi dado cumprimento de um mandado de prisão em Parauapebas da maior liderança criminosa da região de Jacundá, que reagiu contra a equipe e morreu em confronto com a polícia. Portanto, essas buscas e cumprimentos de mandados são importantes para a desarticulação desses grupos criminosos
– Ualame Machado, Secretario de Segurança Pública
As ações integradas pela PC e PM para o cumprimento das ordens judiciais, ocorreram de imediato, visto que o trabalho investigativo possibilitou a identificação e localização de dois faccionados. O primeiro mandado foi cumprido no Bairro Central, município de Jacundá, na última quarta-feira (10), contra um membro de um grupo criminoso, que seria o mandante do homicídio de um líder de uma organização criminosa, naquele município no último dia 3.
O segundo mando de prisão ocorreu na tarde desta quinta-feira (11), no bairro Nova Carajás, em Parauapebas, para a prisão preventiva pelo crime de tráfico de drogas contra um homem, identificado como a principal liderança de um grupo criminoso da região e tinha envolvimento nas ações criminosas. No entanto, ele reagiu contra os policiais e morreu após confronto.
De acordo com a Segup, as investigações tiveram início logo após os homicídios ocorridos no último dia 7 de julho, quando foi montada a força-tarefa com 30 agentes que atuam nas unidades especializadas das Polícias Militar e Civil, para fortalecer o efetivo local.
As ações continuam para que possamos responsabilizar todos os envolvidos nas ações criminosas em Jacundá. Sabemos que é uma briga entre grupos criminosos na tentativa de ganhar espaço e fomentar o tráfico de drogas, mas estamos aqui para afirmar que o Estado segue fortalecendo as ações em combate a essas práticas e que vamos localizar os executores dos homicídios até os mais altos responsáveis pelos fatos, que são mandantes. Portanto, a força-tarefa continua empenhada com equipes locais e cerca de 30 policiais em reforço para que possamos dar uma resposta precisa, cirúrgica e muito rápida à sociedade
concluiu Ualame Machado, Secretário de Segurança
Conteúdo Relacionado
- Vídeo: atentados deixam quatro mortos e três feridos no Pará
- Helder envia cúpula de segurança para Jacundá após atentado
- Saiba quem são as vítimas de ataque em Jacundá; criança de 5 anos e mais duas pessoas sobreviveram
- Motivação dos assassinatos em Jacundá finalmente é revelada
Fonte: DOL e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 12/07/2024/09:17:42
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade:
* Clique aqui e acesse a comunidade do JORNAL FOLHA DO PROGRESSO
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com