Semma fiscaliza combate à pesca irregular durante a piracema em Marabá PA

image_pdfimage_print

Foto: Divulgação/Secom PMM | Os serviços de fiscalização da piracema são essenciais para garantir a proteção das espécies migratórias e a sustentabilidade dos ecossistemas aquáticos.

Com o início do período de defeso da Piracema 2024, os agentes de fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), intensificam o trabalho de combate à pesca irregular nos rios Tocantins e Itacaiúnas e também nas principais feiras e mercados de comercialização de pescado em Marabá.

A piracema vai até 28 de fevereiro de 2025. É um fenômeno natural que ocorre em rios e lagos, caracterizado pela migração de peixes para a reprodução. Esse movimento geralmente acontece nas épocas de chuva, quando os níveis das águas sobem e criam condições favoráveis para a desova. A piracema é essencial para a manutenção das populações de peixes e para a biodiversidade dos ecossistemas aquáticos.

Nesta época é proibida por lei a pesca na região para fins comerciais. O principal objetivo é proteger as espécies de peixes durante o período de reprodução, evitando a sobrepesca e garantindo que as populações mantenham-se saudáveis.

“Para garantir isso, nossa legislação através do decreto municipal garante que os nossos fiscais atuem fiscalizando os nossos rios, comércios que estejam com pescado irregular, fiscalizando também o transporte que passa em nossa cidade. A gente alerta para que quem faz pesca irregular responda também, criminalmente, administrativamente e com pagamento de multa”, esclarece Paulo Chaves, coordenador de fiscalização ambiental da Semma.

Os serviços de fiscalização da piracema são essenciais para garantir a proteção das espécies migratórias e a sustentabilidade dos ecossistemas aquáticos. Lembrando ainda que todo material que for encontrado no momento da abordagem será apreendido pelos fiscais.

“Alertamos à população para que faça denúncias para a Semma através do Disque Denúncia no número 3312-3350 ou aqui mesmo na sede. Garantimos o seu anonimato e a fiscalização irá apurar esse crime para que a pessoa responda criminalmente”, alerta Paulo Chaves.

Esses serviços são fundamentais não apenas para a proteção das espécies durante o período crítico da piracema, mas também para promover um equilíbrio entre a atividade pesqueira e a preservação ambiental.

Fonte: Secom PMM Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em  13/11/2024/09:38:44

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade e no canal:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

%d blogueiros gostam disto: