Unidades Básicas de Saúde de Óbidos têm reforço em doses de vacina contra HPV

image_pdfimage_print

Ampliação foi devido ao pedido da Ministério da Saúde em imunizar novos grupos. Unidades têm calendários específicos para vacinação, segundo a Semsa.

Com o anúncio do Ministério da Saúde em ampliar a oferta de vacina contra HPV para meninos de 11 a 15 anos, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Óbidos, no oeste do Pará, ganharam um reforço em doses para fazer a cobertura vacinal no novo grupo incluso.

Com a medida, o Ministério fortalece as ações de saúde na população masculina e possibilita a prevenção da ocorrência de cancêr no pênis, ânus, orofaringe e verrugas genitais. A vacinação dos meninos contribui ainda para o aumento da proteção nas meninas, impactando nas próximas décadas o perfil epidemiológico das infecções atribuíveis ao HPV em ambos os sexos.

Vacinação contra o HPV
Quem podia se vacinar antes     Quem poderá se vacinar agora
Meninas de 9 a 15 anos e meninos de 12 a 13 anos. Pessoas de 9 a 26 anos com HIV/aids.     Meninas de 9 a 15 anos, meninos de 11 a 15 anos e pacientes com HIV/aids, oncológicos e transplantados de 9 a 26 anos.
Fonte: Ministério da Saúde

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), cada UBS tem um calendário de vacinação específico e o usuário deve ficar atento aos dias que a imunização estará sendo feita.

A vacinação contra o HPV também fará parte do grupo de vacinas a serem oferecidas na campanha de multivacinação, que ocorrerá no período de 11 a 22 de setembro. O Dia D da campanha de vacinação será dia 16 de setembro.

Vacinação em meninos

Desde janeiro deste ano a imunização para o público masculino passou a ser disponibilizada no Sistema Único de Saúde (SUS). Inicialmente, as doses eram destinadas apenas a meninos de 12 a 13 anos. Crianças e jovens, de 9 a 26 anos, que têm HIV/aids também já podiam receber a dose.

Validade da vacina

A imunização contra o HPV foi incorporada nos postos de saúde em 2014. Como o prazo de validade dos frascos dura três anos, atualmente, existem 2,1 mil doses nos estados e municípios que vencem agora em junho e 231 mil que vão expirar em agosto deste ano, informou o

O Ministério da Saúde explicou que meninos e meninas devem tomar duas doses da vacina contra HPV, com intervalo de seis meses entre elas. Para as pessoas que têm HIV, a faixa etária é de 9 a 26 anos, e o esquema vacinal é de três doses (intervalo de 0, 2 e 6 meses). Os pacientes com HIV precisam apresentar prescrição médica para receber a imunização

Fonte: G1 Santarém.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro)   E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br

%d blogueiros gostam disto: