Vacinação de indígenas do Médio Xingu contra a Covid-19 terá apoio logístico da Norte Energia

image_pdfimage_print

Organizada pelo Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Altamira, 1ª fase de vacinação atenderá mais de 80 aldeias do Médio Xingu, no sudoeste do Pará

 Após o início da campanha de imunização contra à covid-19 em todo o país, indígenas aldeados do Médio Xingu, no sudoeste paraense, receberão as primeiras doses da vacina ainda esta semana. A ação, organizada pelo Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Altamira, contará com o apoio logístico terrestre e fluvial da Norte Energia, empreendedora da Usina Hidrelétrica Belo Monte, para chegar aos mais de 4 mil indígenas que vivem em aldeias localizadas na área de influência do empreendimento.

 A Norte Energia vai disponibilizar à instituição indigenista quatro voadeiras e quatro caminhonetes, além do combustível, que transportarão – sob a supervisão do DSEI – as vacinas contra à Covid-19, por rios e estradas, até chegar nas 84 aldeias indígenas da região, além da Casa de Apoio a Saúde Indígena (Casai) de Altamira.

 Segundo o coordenador do DSEI, João Caramuru, com o apoio da Norte Energia, a vacinação marca um novo momento da atenção à saúde indígena na região no contexto da pandemia. “Sem a Norte Energia jamais poderíamos fazer essa vacinação, que é urgente. Se fosse apenas com nossos recursos, esse processo de levar as vacinas duraria um mês ou mais. Agora temos a tranquilidade de saber que nossos indígenas e profissionais serão imunizados”, destacou o gestor.

A gerente de Assuntos Indígenas da Norte Energia, Nina Fassarella, ressaltou que com esta ação, a empresa reforça o compromisso para a melhoria das condições de atendimento na área da saúde em todo o Médio Xingu. “A Norte Energia tem o objetivo de cumprir o seu papel em benefício da população que vive no entorno da Usina Hidrelétrica Belo Monte e, em parceria com o DSEI Altamira, garantirá um avanço importante para a prestação de serviços de saúde voltados aos povos indígenas do Médio Xingu, especialmente neste período de imunização”, destacou.

 De acordo com o Ministério da Saúde, a campanha de vacinação terá início pelos grupos prioritários da fase 1. Além de indígenas aldeados, estão profissionais de saúde, pessoas de 60 anos ou mais institucionalizadas e pessoas com deficiência institucionalizadas. Segundo o Governo do Pará, 173.240 mil doses da vacina foram disponibilizadas ao Estado, sendo 48.680 destinadas à população indígena de todas as regiões.

 Apoio

 Além do apoio logístico na campanha de imunização, a Norte Energia realizou, desde o início da pandemia, a doação de mais de 400 mil itens de saúde a hospitais e unidades básicas de saúde localizadas na área de influência da UHE Belo Monte, no sudoeste paraense, reforçando o combate ao novo coronavírus em municípios da Transamazônica e Xingu. Foram entregues 375,7 mil EPIs, 21.905 testes rápidos para detecção da Covid-19 e 10 leitos completos de UTI, que inclui camas elétricas, respiradores e monitores multiparamétricos que, ao todo, totalizaram um investimento de mais de R$ 6 milhões. Reforçando o combate a Covid-19 em municípios da Transamazônica e Xingu. 

Fonte:Assessoria de Imprensa Norte Energia SA/Com Foto  

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835- (93) 98117 7649.

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

 

 

error: Jornal Folha do Progresso
%d blogueiros gostam disto: