Vai uma carona aí? Brasileiro cria o ‘menor carro do mundo’
Descubra o Nanico P50, o menor carro do mundo criado por um designer brasileiro. | Reprodução/Redes Sociais
Descubra o Nanico P50, o menor carro do mundo criado por um designer brasileiro. Conheça suas características e desafios de produção.
A mobilidade urbana no Brasil é um dos inúmeros desafios enfrentados pelos brasileiros diariamente. Longos congestionamentos e falta de espaço para estacionar nas grandes metrópoles brasileiras causam dores de cabeça no dia a dia de todos os proprietários de carros. Mas, uma solução alternativa poderá, quem sabe, resolver o problema da falta de espaço para estacionar seu carro.
O designer paulistano Caio Strumiello vem desenvolvendo o projeto de um carro 100% nacional. Conhecido por ser o “inventor de São Vicente”, ele criou em 20 dias um carro chamado Nanico P50, ou apenas “Nanico Car”.
O microcarro tem apenas 1,33 m de comprimento e consumo de 40 km/l. O carro é inspirado no Peel P50, possui quatro rodas e marcha a ré, e foi construído a partir de uma cadeira de rodas motorizada em apenas 20 dias. Para legalizar um veículo como o Nanico P50 no Brasil, é necessário atender a requisitos técnicos e regulamentações específicas, além de enfrentar limitações para produção em escala.
“Na verdade, ele é inspirado no Peel P50, um carro inglês que era considerado o menor do mundo. Mas o meu é menor, tem quatro rodas e marcha a ré. Cabem nele duas pessoas magrinhas, espremidas”, brinca Caio.
O Peel P50 é um microcarro de três rodas, conhecido por ser o menor carro de produção já fabricado, e que foi fabricado entre 1962 e 1965, e posteriormente reintroduzido em 2010. A Peel Engineering Company na Ilha de Man criou este veículo, que foi reconhecido pelo Guinness World Records. O P50 tem apenas 1,37 metros de comprimento e foi projetado para transportar uma pessoa e uma sacola de compras.
Fonte: UOL/Jornal Folha do Progresso e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 27/04/2025/10:44:57
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com