‘Vou lutar pelo meu povo’, diz Kôkôti, primeira mulher a tomar posse como cacique do povo Xikrin do Cateté

image_pdfimage_print

Kôkôti Xikrin, mulher indígena, a primeira do povo Xikrin do Cateté a se tornar cacique. — Foto: Reprodução/ TV Liberal

Kôkôti Xikrin, de 28 anos, foi escolhida pelo pai e aprovada pela comunidade por sempre ter demonstrado interesse pelas questões do seu povo.

“Eu vou lutar pelo meu povo, pela minha comunidade. Eu peço que o homem branco respeite a nossa cultura”. O pedido é de Kôkôti Xikrin, mulher indígena, a primeira do povo Xikrin do Cateté a se tornar cacique. A jovem de 28 anos é casada, mãe de três filhos e vem de uma longa linhagem de caciques. Ela foi escolhida pelo pai e aprovada pela comunidade por demonstrar muito interesse pelas questões do seu povo.

A cerimônia que empossou Kôkôti Xikrin como cacique reuniu representantes de 11 aldeias Xikrin, além de outras 43 aldeias Kayapó. A aldeia Djedjêko foi palco de um momento histórico.

No último dia 20 de fevereiro, a primeira mulher Xikrin foi escolhida para liderar o grupo. A nova cacique é o símbolo de novos tempos, mas ela sabe que os desafios ainda estão só começando. “Agora, mesmo que as índias da nossa tribo não falem português, elas têm voz e têm força”, comemora a cacique.

“Até agora, a gente está emocionado porque ela recebeu a posse da nossa avó, isso fortalece a gente. Ela vai conseguir também continuar nossas culturas, nossa tradição”, diz Bepkrokoti Xikrin, cacique Xikrin, irmão da Kôkôti.

Aos 28 anos, Kôkôti foi escolhida por seguir uma linhagem de caciques, e assume um grande desafio. Ela, como cacique mulher, quer lutar pelo seu povo, pela sua comunidade. “Vou lutar pelo meu povo. Pela minha comunidade. Trazer melhorias para minha comunidade e participar de todas as reuniões seja na cidade ou nas aldeias”, diz Kôkôti.

Por G1 PA — Belém

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835- (93) 98117 7649.

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

 

error: Jornal Folha do Progresso
%d blogueiros gostam disto: