Adepará cria equipe de emergência fitossanitária da cultura da soja

image_pdfimage_print

Foto:REUTERS / Jose Roberto Gomes)-Objetivo é identificar, propor e articular a implementação de ações emergenciais para contenção de pragas

A Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará) criou uma equipe de Emergência Fitossanitária da cultura da soja, com a missão de identificar, propor e articular a implementação de ações emergenciais, ágeis e eficazes para contenção de pragas. O objetivo é de assegurar o completo restabelecimento da normalidade produtiva.

A medida, publicada no Diário Oficial do Estado de quarta-feira (22), colocará em prática o Programa Estadual Fitossanitário da Cultura da Soja, que estabelece ações e medidas de caráter técnico e administrativo para a prevenção e controle das principais pragas que acometem a cultura da soja, desenvolvida em diversas microrregiões do Pará.

Segundo o documento, as ações a serem desenvolvidas pela equipe darão destaque ao combate da praga causadora da ferrugem asiática. Ela será composta por uma coordenação geral e uma equipe de campo, que devem mobilizar a infraestrutura e recursos necessários junto aos setores, para promover o fortalecimento e o aperfeiçoamento das ações de prevenção e fiscalização.

Ferrugem asiática

A ferrugem asiática (phakopsora pachyrhizi) é destacadamente a principal doença que atinge a cultura da soja no Brasil. De natureza fúngica, pode levar a severas perdas na lavoura, além da elevação de custos pela aplicação de agrotóxicos (fungicidas).

O fungo causador da Ferrugem em Soja é do tipo “biotrófico”, ou seja, necessita da planta viva para sobreviver e completar seu ciclo vital. Para isso, foi instituído o Vazio Sanitário, que é o período obrigatório de ausência total de plantas vivas de soja.

A fiscalização do Vazio Sanitário é realizado pela Adepará, que desenvolve ainda ações educativas para sensibilização e conscientização de todo o setor produtivo e sociedade em geral para o cumprimento da normativa, que instituiu a obrigatoriedade do vazio sanitário da soja e o cadastramento de produtores de soja.

Fonte:Redação Integrada

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835- (93) 98117 7649.

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: WWW.folhadoprogresso.com.br   E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br e/ou e-mail: adeciopiran_12345@hotmail.com

%d blogueiros gostam disto: