Adesão do Pará-15 de Agosto é feriado no Pará
(Arte: Jornal folha do Progresso ) – Na próxima quinta-feira, 15 de agosto, é celebrado o Dia da Adesão da Província do Grão Pará à Independência do Brasil. A adesão ocorreu em 1823, um ano após a declaração da independência, e se consolidou como um fato histórico que mudou as estruturas sociais, políticas e econômicas da região amazônica.
A próxima quinta-feira, 15 de agosto de 2024, é marcada pelo único feriado estadual presente no calendário dos paraenses: a Adesão do Pará.
A data marca a independência do estado paraense que, até 1823, ainda era considerado uma província portuguesa enquanto o restante do Brasil já havia declarado independência de Portugal desde 7 de setembro de 1822.
Por ser feriado, a programação e os horários de alguns estabelecimentos comerciais, espaços de serviço e de lazer acabam sendo afetados.
Veja o que abre e fecha no feriado
Governo do Estado – O Governo do Pará divulgou ainda em janeiro, no Diário Oficial do Estado (DOE) nº 35.676, conforme o decreto n° 3.640, os feriados nacionais, estaduais e pontos facultativos para 2024, a serem cumpridos por órgãos e entidades da administração pública direta e indireta.
Na relação de feriados e pontos facultativos estão os dias 15 e 16 de agosto. Assim, servidores públicos de órgãos vinculados à administração estadual não irão trabalhar na quinta e na sexta-feira desta semana.
Supermercados- De acordo com a Associação Paraense de Supermercados (Aspas), todos os estabelecimentos do ramo de mercados e supermercados podem funcionar normalmente, mas os horários de abertura e fechamento ficam a critério de cada empresa.
Bancos – Agências bancárias não funcionarão para o atendimento presencial nesta quinta-feira (15). Em outras oportunidades, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) já informou que os bancos não abrem em datas consideradas feriados oficiais – sejam eles municipais, estaduais ou nacionais -, exceto pontos facultativos ou outros casos de impossibilidade de acesso a agências físicas. Os terminais de autoatendimento estarão disponíveis para o público no horário definido por cada agência.
Casas lotéricas – Segundo a Caixa, o funcionamento das casas lotéricas no feriado depende da decisão de cada gestor do espaço. Em geral, a maioria funciona normalmente ou com horários reduzidos até 12h.
Fonte: Jornal Folha do Progresso e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 13/08/2024/06:35:10
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade:
* Clique aqui e acesse a comunidade do JORNAL FOLHA DO PROGRESSO
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com