Alertas de desmatamento da Amazônia sobem 68% em um ano

image_pdfimage_print

best prices for all customers! buy cheap dapoxetine uk . top offering, dapoxetine price in india.

SÃO PAULO – O número de alertas de desmatamento na Amazônia entre agosto do ano passado e julho deste ano subiu 68,7% na comparação com o período de agosto de 2013 a julho de 2014, de acordo com dados divulgados nessa segunda-feira, 31, pelo Deter, sistema de monitoramento em tempo real do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

buy brand top quality medications. price doxycycline 100mg acne treatment doxycycline 100mg dosage for dogs order doxycycline generic zoloft . instant shipping, best price for zoloft. dapoxetine online safe brand dapoxetine mail order. men’s health. canadian pharmacy, cheap prices, low prices, all medications are 
O levantamento por satélite registrou uma perda de 5.121,92 km2 de floresta no ano que passou, contra 3.035,93 km² no ano anterior.  É o número mais alto dos últimos seis anos e equivale a 3,5 vezes o tamanho da cidade de São Paulo.

Com agilidade para observar em tempo real o que está acontecendo e enviar alertas para a fiscalização, o Deter é rápido, porém impreciso, e não enxerga desmatamentos pequenos. Desse modo ele não serve para fornecer o número oficial de perda da cobertura florestal, mas em geral dá uma boa pista de como ele pode se comportar.
Perda equivale a 3,5 vezes o tamanho da capital paulista

clomid hypogonadism buy clomid online
Perda equivale a 3,5 vezes o tamanho da capital paulista

O valor final entre agosto de um ano a julho do seguinte (o chamado ano fiscal do desmatamento da Amazônia) é fornecido por outro sistema, o Prodes, e costuma ser divulgado em novembro, sendo confirmado depois em meados do ano seguinte.

É esse o número que a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, anunciou há duas semanas para falar que o desmatamento de agosto de 2013 a julho do ano passado foi o segundo menor da história. De acordo com o Prodes, a perda naquele período foi de 5.012 km², 15% menor que no ano anterior.

Se o Deter deste ano estiver certo, o valor oficial do Prodes deve voltar a subir neste ano. Por somente duas vezes desde que o monitoramento começou a ser feito Deter e Prodes seguiram trajetórias diferentes. Uma delas foi justamente no ano passado. Os alertas mostravam alta, mas o número final trouxe uma baixa.
Destruição da Amazônia
LUCIANA GATTI/IPEN

Alertas de desmatamento na Amazônia entre agosto do ano passado e julho deste ano subiu 68,7% na comparação com o período de agosto de 2013 a julho de 2014.
Outro levantamento, porém, também está indicando a mesma tendência de alta. Trata-se do SAD, do Imazon, ONG sediada em Belém que monitora o desmatamento da Amazônia paralelamente ao governo. Na semana passada, o SAD, que funciona com satélites semelhantes aos usados pelo Deter, também indicou que o número de alertas subiu 63% entre agosto de 2014 e julho deste ano.
Estadão
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981171217 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro)  (093) 35281839  E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br

%d blogueiros gostam disto: