Astronautas ‘presos’ no espaço voltam à Terra após 9 meses

image_pdfimage_print

Foto: Reprodução | A espaçonave Crew Dragon Freedom, da companhia SpaceX, pousou no Golfo do México, na costa da cidade americana de Tallahassee, na Flórida, na noite de terça-feira (18)

Após mais de nove meses presos na Estação Espacial Internacional (ISS), os astronautas americanos Butch Wilmore e Sunita Williams enfim retornaram à Terra.

A espaçonave Crew Dragon Freedom, da companhia SpaceX, pousou no Golfo do México, na costa da cidade americana de Tallahassee, na Flórida, na noite da última terça-feira (18), encerrando com sucesso uma missão que atraiu atenção do mundo todo nos últimos meses.

O voo de volta também teve o comandante americano Nick Hague e o piloto russo Aleksandr Gorbunov, ambos da missão Crew-9, que foi à ISS com apenas dois astronautas, em setembro passado, para permitir o retorno de Wilmore e Williams.

Barcos rapidamente se aproximaram da cápsula no Golfo do México para as verificações iniciais de segurança, escoltados por um grupo de golfinhos. Logo em seguida, um navio içou a cápsula da SpaceX a bordo.

Após a abertura da escotilha, os quatro astronautas foram retirados um a um, fazendo sinais com o polegar para cima para mostrar que estava tudo bem.

Nos próximos 45 dias, eles passarão por um programa de reabilitação para se acostumar novamente com a gravidade da Terra. “Promessa feita, promessa cumprida”, celebrou a Casa Branca no X.

Wilmore e Williams haviam ido ao Espaço na nave Starliner, da Boeing, em junho de 2024, porém ficaram bloqueados na ISS devido a problemas no propulsor do veículo, que voltou vazio para o planeta.

Eles faziam um voo de teste e deveriam ficar apenas poucos dias na órbita terrestre, mas sua estadia ultrapassou nove meses, número acima da média habitual de meio ano, porém abaixo do recorde de permanência ininterrupta no Espaço, de 437 dias, estabelecido pelo russo Valeri Polyakov na antiga estação MIR.

Fonte: Fonte: Terra  e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 19/03/2025/16:21:46

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

%d blogueiros gostam disto: