Cacau do Pará leva ouro na premiação Cocoa of Excellence Awards, na Europa
Amêndoa de cacau produzida no município de Medicilândia, no oeste do Pará, foi reconhecida entre as melhores do planeta em premiação que ocorreu na Holanda.
A amêndoa de cacau produzida no município de Medicilândia, no sudoeste do Pará, foi reconhecida entre as melhores do planeta. Durante o anúncio dos vencedores na cerimônia da premiação Cocoa of Excellence Awards (Cacau de Excelência), realizado nesta quinta-feira (8), em Amsterdã, na Holanda, a produtora Míriam Federicci Vieira dividiu o ouro com o representante de Ilhéus, na Bahia, Luciano Ramos. O Pará também foi agraciado com a medalha de prata, entregue ao produtor Robson Brogni.
Participaram da seleção 222 amostras de grãos de cacau de 52 países. O evento, realizado a cada dois anos, reúne os principais especialistas em avaliação sensorial e da indústria do chocolate para premiar os produtores. As amêndoas produzidas pelos três representantes do Brasil foram selecionadas entre as 50 melhores do mundo.
Na cerimônia desta quinta-feira houve a premiação das amostras selecionadas por continente, e o Pará acabou reconhecido com ouro e prata entre as amêndoas da América do Sul. Outros países do continente americano, como a Colômbia, por exemplo, também receberam medalha de ouro.
Essa não foi a primeira vez que o cacau paraense ficou entre os melhores do mundo. Em 2021, o produtor de Novo Repartimento, município da Região de Integração Lago Tucuruí, no sudeste paraense, João Evangelista, também foi agraciado com a medalha de prata, figurando na lista das melhores amêndoas de origem do mundo.
Em 2021, a amêndoa de cacau híbrida produzida no sítio JE do produtor João Evangelista, do assentamento Tuerê, localizado no município de Novo Repartimento, também foi classificada entre as 50 melhores do planeta.
“Saímos vitoriosos. Dois ouros e uma prata para o Brasil, sendo um ouro e uma prata ao Pará, para os nossos produtores da região de Medicilândia. O Governo do Pará participou e estimulou isso, viabilizando a vinda desses agricultores para receber essa premiação extraordinária. Serve como motivação para tantos outros, para termos grande produtividade e grande qualidade na amêndoa para melhor comercializar o nosso produto”, ressaltou o secretário de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, Giovanni Queiroz.
A produtora Míriam Federicci, que ao lado do marido Leomar Vieira produz cacau no Sítio Bela Vista, disse estar satisfeita com o reconhecimento, pois mostra o resultado do trabalho que vem sendo realizado. “Mostra que estamos produzindo uma amêndoa de qualidade, e que estamos no caminho certo, criando um produto que vem sendo premiado”, destacou.
O casal de cacauicultores, ao longo dos últimos anos, vem acumulando conquistas importantes no segmento do cacau. Em 2022 e no ano passado, o Sítio Bela Vista ficou com o segundo lugar no Concurso Especial de Cacau do Brasil- Sustentabilidade e Qualidade, realizado respectivamente em Belém e Ilhéus, na Bahia.
Para o produtor Robson Brogni, acompanhado da esposa Sarah Brogni, que também produz cacau no Sítio Ascurra, a premiação representa a coroação de um trabalho que já vem sendo realizado há anos. “É um trabalho de anos e anos com o cacau fino”, frisou.
Sarah Brogni também destacou o apoio que o governo oferece ao produtor de cacau. “Nós produzimos cacau há muitos anos. Mas transformar esse cacau em amêndoa de qualidade foi estimulado com os eventos promovidos pelo governo estadual. Estimulou a gente a produzir essas amêndoas e participar de concursos. Levamos ao mundo o potencial que o Pará tem, principalmente da Transamazônica (região de influência da Rodovia BR-230, a Transamazônica, onde fica Mediciândia)”, afirmou a produtora.
Fonte: G1 Pará e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 09/02/2024/10:00:38
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade:
* Clique aqui e acesse a comunidade do JORNAL FOLHA DO PROGRESSO
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com