Caso Americanas: ex-diretora está na lista de foragidos da Interpol e vai se entregar
Ex-diretora da Americanas vai se entregar (Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados)
Defesa alega viagem antecipada para negar tentaiva de fuga.
A ex-diretora digital da Americanas, Anna Saicali, vai se entregar à polícia neste domingo (30), no aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro. Os advogados de Saicali procuraram a Polícia Federal para negociar a sua entrega na quinta-feira (27), após a deflagração da operação, sob a alegação de que a viagem da investigada à Europa já estava comprada com antecedência, sem haver intenção de fuga. A executiva foi incluída na lista de foragidos internacionais da Interpol e embarca de volta ao Brasil na noite deste sábado (29). As informações são do jornal O Globo.
Seguindo a decisão do juiz Marcio Muniz da Silva Carvalho, da 10ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, Saicali deverá se apresentar às autoridades portuguesas e terá o passaporte confiscado pela Polícia Federal (PF) ao chegar ao Brasil. Apesar de não ficar presa ou passar por audiência de custódia, a ex-diretora fica impedida de sair do país enquanto as investigações sobre as fraudes bilionárias correrem. São apresentadas acusações de crimes como manipulação de mercado, uso de informação privilegiada e associação criminosa.
Além de Saicali, o ex-CEO da rede Miguel Gutierrez, também teve sua prisão preventiva decretada. O empresário estava em Madri há um ano e foi capturado nesta sexta-feira (28), pela polícia espanhola.
Argumento da defesa
Para sustentar o argumento de que a ex-diretora não estaria tentando escapar da prisão, a defesa alega que a viagem para Portugal foi comprada com antecedência. A executiva embarcou no dia 16, com uma passagem comprada diretamente no balcão porque, segundo os seus advogados, ela havia perdido o bilhete original com previsão para o dia 15. Ainda acrescentam que Saicali viajou para a Europa com o filho para comemorar o aniversário e ir à Bienal de Veneza. Ela teria voltado a Lisboa no último dia 25 e estaria na cidade quando a operação da PF foi deflagrada no Brasil.
LEIA TAMBÉM
Fonte: O Liberal e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 30/06/2024/01:58:03
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade:
* Clique aqui e acesse a comunidade do JORNAL FOLHA DO PROGRESSO
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com