‘Chip da beleza’: Anvisa suspende venda e uso dos implantes hormonais no Brasil
Foto: Reprodução | A decisão atinge os implantes hormonais manipulados em farmácias. Prevê a suspensão da manipulação, comercialização, propaganda e uso desses implantes.
A Anvisa proibiu a comercialização e o uso de implantes de terapia hormonal, conhecidos como “chip da beleza”.
A decisão atinge os implantes hormonais manipulados em farmácias. Prevê a suspensão da manipulação, comercialização, propaganda e uso desses implantes.
Os “chips” mais comuns têm o tamanho de um palito de fósforo e são aplicados de forma subcutânea; trazem na composição um ou mais tipos de hormônios. São prescritos para fins estéticos e também para tratamento de fadiga e sintomas de menopausa.
Esse tipo de implante não tem registro na Anvisa. Mas, mesmo assim, é vendido e usado. Agora, a agência decidiu proibir por considerar que não há garantia de qualidade, eficácia e nem segurança desses produtos que podem gerar efeitos indesejáveis e graves para a saúde.
Além da suspensão, a Anvisa publicou um alerta para a população e profissionais de saúde: dentre as principais complicações observadas em pacientes que fazem uso desses implantes manipulados estão elevação do colesterol, hipertensão arterial, acidente vascular cerebral (AVC) e arritmias cardíacas.
A orientação da Anvisa para quem tem um implante é procurar seu médico.
“A gente vem observando um aumento dos eventos de danos à saúde da população. Então, quando ocorre esse tipo de problema, a gente tem a obrigação, como agência sanitária, de mitigar esse risco e a medida preventiva tem esse propósito. E junto de uma avaliação com seu médico, verificar a necessidade de retirar ou acompanhar esse implante que está no paciente. Essa é uma avaliação médico-paciente”, afirma Marcus Aurélio Miranda de Araújo, gerente-geral de fiscalização da Anvisa.
Fonte: Jornal Nacional Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 22/10/2024/13:52:22
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade e no canal:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com