Emater-PA projeta cerca de R$ 1 milhão e meio de crédito rural para pescadores de Alenquer-Pará

image_pdfimage_print

(Foto: Por g1 Santarém e Região)- Empresa de Assistência Técnica mobiliza pescadores da comunidade Nova Esperança para contratos de crédito rural com o Banco da Amazônia (Basa).

O escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater), em Alenquer, no Baixo Amazonas, está mobilizando pescadores artesanais da comunidade Nova Esperança para contratos de crédito rural com o Banco da Amazônia (Basa). A expectativa é que, até o fim do semestre, pelo menos 56 famílias recebam individualmente até R$ 25 mil para comprar apetrechos, como malhadeira, e eventualmente para renovar as pequenas embarcações, conhecidas na região como “bajaras”.

João Gabriel da Silva, de 22 anos, proprietário da Fazenda Nova Esperança I, é um dos interessados. Atendido pela Emater desde 2020, o pescador trabalha também com mandioca, milho, gado, carneiro e galinha caipira, ao longo de uma área total de 36 hectares. Na cabeceira do rio Cuipeia, a captura é sobretudo de acari, carauaçu, piranha, tambaqui e tucunaré.

“Será um dinheiro muito bem-vindo. Precisamos reformar, reestruturar. Penso longo em uma canoa melhor”, diz o trabalhador João Gabriel.

Sustentabilidade

No começo deste mês de fevereiro, a Emater promoveu, dentro da própria Nova Esperança, em um núcleo comunitário, mais uma reunião com os pescadores, para esclarecer dúvidas e fortalecer orientações. Uma das possibilidades é crédito rural pela plataforma Basa Digital, na qual o acesso é acelerado, pelos desentraves burocráticos.

Para o chefe do escritório local da Emater em Alenquer, o técnico em agropecuária Waldomiro Yared, o acompanhamento da Emater reforça o viés de sustentabilidade e de segurança alimentar da pesca artesanal no município: “É uma atividade nobre, que valoriza tradições nutricionais, mas que exige respeito ao biossistema, para preservar. Nossa parceria é de difusão tecnológica, educação ambiental, intermediação de recursos”, explicou.

De acordo com o especialista, ainda, o aporte financeiro deve aumentar a produtividade e a qualidade dos produtos, repercutindo em geração de renda: “A família começa a ter capacidade de, por exemplo, investir na compra de isopor e de equipamentos, para conservar o peixe por mais tempo e ampliar o leque de comercialização”, completou.

Fonte: g1 Pará e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 26/02/2024/15:32:56

Notícias gratuitas no celular

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade:

*     Clique aqui e acesse a comunidade do JORNAL FOLHA DO PROGRESSO

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

 

%d blogueiros gostam disto: