“Fratello Engenharia” volta jogar terra para tapar buracos da rodovia BR 163- Custo da obra R$ 21 milhões

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(Foto Jornal Folha do Progresso)- DNIT  do Pará gasta 21 milhões com “Fratello Engenharia”  e não consegue tapar buracos da rodovia BR 163, o trecho de 68 km continua intrafegável no município de Novo Progresso.

Fratello Engenharia  é responsável pelo ORÇAMENTO de R$ 21 milhões para serviços de tapa-buracos na rodovia BR 163 no trecho de 68 km em Novo Progresso, construído pela Três Irmãos  com serviço de péssima qualidade e que nunca foi entregue conclusa  ao DNIT do Pará.

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Buracos no asfalto, erosão no leito das pistas e acidentes com vitimas fatais já são freqüentes neste trecho de pouco mais de 68 km  da rodovia no município de Novo Progresso.

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O caminho é perigoso, cheio de buracos. A baixa qualidade da matéria-prima usada na milionária obra de recuperação e a falta de conservação já é marca registrada  da estrada de responsabilidade do DNIT do Pará.

A empresa Fratello Engenharia é responsável pela recuperação deste trecho, a mais de cinco meses na rodovia não conseguiu tapar os buracos, eles já foram repreendidos pelo DNIT para usar pedra cimento e massa asfaltica, mas retornaram nesta semana a usar terra para tapar os buracos, o custo da obra e de R$ 21 milhões pode chegar até os R$ 30 milhões, nenhum resultado positivo foi conseguido pela empresa neste tempo os buracos aumentaram e outros abriram ao longo do trecho. Grande parte da rodovia federal esta esburacada e oferece perigo aos motoristas. A empresa já foi alvo de protesto por populares e teve Placa da Fratello Engenharia  pichada em Novo Progresso.

 

Terra usada para tapar buraco na rodovia BR 163(Foto Jornal Folha do Progresso)
Terra usada para tapar buraco na rodovia BR 163(Foto Jornal Folha do Progresso)

Este trecho foi construído pela empresa Três Irmãos, esta totalmente comprometida por buracos, ondulações e trilhas no leito da pista pouco tempo após a pavimentação ser realizada, onde nunca foi completamente concluída a pavimentação ainda quando em obras apresentava ondulações e buracos prematuros.

Terra é usada pela empresa Fratello Engenharia para tapar buraco na rodovia BR 163 no Pará (Foto Jornal Folha do Progresso)
Terra é usada pela empresa Fratello Engenharia para tapar buraco na rodovia BR 163 no Pará (Foto Jornal Folha do Progresso)

Com intenso movimento de caminhões que transportam a safra de soja do Mato Grosso até o porto de Miritituba, os motoristas tem que realizar manobras para desviar dos buracos, muitos deles quebram seu veículos ao longo do trecho, a estrada tem rachaduras no asfalto tomada por buracos em muitos lugares a rodovia tem meia pista. As chuvas amazônicas ainda provocaram aumento dos buracos e danificou ainda mais a rodovia em praticamente toda a extensão da via. A empresa insiste em cobrir de barro o asfalto, e a cada chuva forte a terra vira um atoleiro. As obras custaram R$ 21 milhões.

O  Departamento de Estradas de Rodagem (DNIT-PA) informou que vai recuperar a estrada após o período de chuvas.

Por:Redação Jornal Folha do Progresso

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Terra é usada pela empresa Fratello Engenharia para tapar buraco na rodovia BR 163 no Pará (Foto Jornal Folha do Progresso)
Terra é usada pela empresa Fratello Engenharia para tapar buraco na rodovia BR 163 no Pará (Foto Jornal Folha do Progresso)
Terra é usada pela empresa Fratello Engenharia para tapar buraco na rodovia BR 163 no Pará (Foto Jornal Folha do Progresso)
Terra é usada pela empresa Fratello Engenharia para tapar buraco na rodovia BR 163 no Pará (Foto Jornal Folha do Progresso)
BR -163 – Motoristas não agüentam mais o caos na estrada e cobram providências (Foto Jornal Folha do Progresso)
BR -163 – Motoristas não agüentam mais o caos na estrada e cobram providências (Foto Jornal Folha do Progresso)

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