Garimpos ilegais são fechados no Pará e trabalhadores, resgatados de situação análoga à escravidão

image_pdfimage_print

Garimpos ilegais foram fechados pela PF em Santa Matia das Barreiras — Foto: PF/Pará

Ouro, escavadeiras, caçamba e motores estão entre itens apreendidos em operação da PF. Cinco trabalhadores foram resgatados e outros fugiram para área de mata.

Três garimpos ilegais foram fechados em uma operação da Polícia Federal em Santa Maria das Barreiras, no Pará. No local, máquinas foram apreendidas e ao menos cinco trabalhadores foram encontrados em situação análogas à escravidão

Houve apreensão de maquinários, 70 gramas de ouro e mercúrio na operação Lyme, deflagrada na sexta-feira (19) para cumprir seis mandados de busca e apreensão. Segundo a PF, os responsáveis pelos garimpos foram localizados, mas não houve prisões.

“O inquérito foi instaurado a partir de denúncia anônima, que relatou a degradação ambiental na região, originada no ‘Garimpo do Carrapato’ no distrito de Casa de Tábua”, informou a PF.

Entre os maquinários apreendidos estão seis escavadeiras hidráulicas, uma retroescavadeira, dois caminhões-caçamba e três motores estacionários. Os três garimpos fiscalizados também tinham um moinho cada, sendo um deles de estrutura profissional, conforme a PF.

Garimpos ilegais foram fechados pela PF em Santa Matia das Barreiras — Foto: PF/Divulgação
Garimpos ilegais foram fechados pela PF em Santa Matia das Barreiras — Foto: PF/Divulgação

Além dos funcionários que estavam em situação degradante, outros trabalhadores do garimpo fugiram para uma área de mata quando a polícia chegou. Até esta segunda (22) eles não foram localizados. O Ministério Público do Trabalho acompanha a situação, segundo a PF.

“Os responsáveis responderão pelos crimes ambientais, usurpação de bens da União e trabalho escravo”, disse ainda a PF em nota.

Fonte: g1 Pará e Publicado Por:Jornal Folha do Progresso em 23/05/2023/17:52:34

 Notícias gratuitas no celular

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade:

*     Clique aqui e acesse a comunidade do JORNAL FOLHA DO PROGRESSO

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

%d blogueiros gostam disto: