Homem é preso nos EUA por enviar 850 tartarugas enroladas em meias para Hong Kong
Homem é preso nos EUA por enviar 850 tartarugas em meias para Hong Kong — Foto: Reprodução
As autoridades americanas estimaram que as tartarugas apreendidas por Lin tinham um valor de mercado combinado de US$ 1,4 milhão.
Um chinês se declarou culpado em um tribunal distrital dos EUA por exportar cerca de 850 tartarugas enroladas em meias e falsamente rotuladas como brinquedos.
Wei Qiang Lin exportava principalmente tartarugas-de-caixa-orientais e tartarugas-caixa-de-três-dedos. As espécies são nativas dos EUA e muito apreciadas por alguns donos de animais de estimação.
Lin exportou para Hong Kong mais de 200 pacotes com tartarugas entre agosto de 2023 e novembro de 2024. As caixas cheias de tartarugas foram etiquetadas como “contendo ‘brinquedos de plástico para animais’, entre outras coisas”, disseram as autoridades.
As tartarugas têm marcas únicas em seus cascos e são vistas como um símbolo de status na China, onde costumam ser mantidas como animais de estimação.
As autoridades americanas estimaram que as tartarugas apreendidas por Lin tinham um valor de mercado combinado de US$ 1,4 milhão.
Lin, cuja sentença será divulgada em 23 de dezembro, pode pegar até cinco anos de prisão. Ele foi capturado quando os animais foram interceptados por policiais durante uma inspeção na fronteira. Além das tartarugas, Lin também exportou outros 11 pacotes cheios de répteis, incluindo cobras venenosas, de acordo com o Departamento de Justiça.
Ambas as espécies de tartarugas contrabandeadas pelo homem são protegidas pela Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e da Flora Selvagens Ameaçadas de Extinção, e seu comércio só pode ser autorizado com licenças de exportação ou certificados de reexportação.
A tartaruga-de-caixa-oriental também é considerada vulnerável pela União Internacional para a Conservação da Natureza.
Fonte:BBC/Jornal Folha do Progresso e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 12/08/2025/07:00:49
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com