Já é nesta sexta (21) o webinário do MPF sobre políticas de memória, verdade e justiça da pandemia de covid-19
Foto: Reprodução | O objetivo do MPF é promover o compartilhamento de informações úteis para inquérito que uma instituição instalou sobre o tema
Já é nesta sexta-feira (21), o webinário promovido pelo Ministério Público Federal (MPF) para coletar informações úteis a um inquérito, aberto pela instituição, que busca promover e fiscalizar políticas públicas de memória, verdade, justiça, acessórios e não repetição, relativas à atuação federal na pandemia de covid-19.
A partir das 14h30, o evento será transmitido pelo YouTube, em www.mpf.mp.br/pa/youtube . Toda a sociedade está convidada a participar. O webinário ocorre cinco anos após o primeiro óbito por covid-19 registrado no país (12 de março) e na semana que marca os cinco anos do primeiro óbito registrado no Pará (19 de março).
Participantes – Para apresentação dos temas do seminário on-line, o evento contará com a participação das seguintes instituições e respectivas pessoas representantes:
- Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão (PRDC) no Pará, representada por seu titular, Sadi Machado;
- Centro de Estudos e Pesquisas de Direito Sanitário da Universidade de São Paulo (Cepedisa/USP), por meio da professora titular de Ética da Faculdade de Saúde Pública da USP Deisy de Freitas Lima Ventura;
- Associação de Vítimas e Familiares de Vítimas da Covid-19 (Avico), representada pela fundadora e vice-presidente de saúde da associação, Paola Falceta
- Associação Vida e Justiça em Apoio e Defesa dos Direitos das Vítimas da Covid-19 (Vida e Justiça), por meio de sua coordenadora nacional, Rosângela Dornelles.
Contexto – O inquérito e o webinário são iniciativas do PRDC no Pará, estado onde, em 2020, o MPF propôs a primeira ação judicial que cobrava providências e a responsabilidade da União pelas medidas adotadas e eventuais omissões.
Segundo o Cepedisa/USP, a Avico e a Associação Vida e Justiça, o país é cuidadoso de políticas de memória, responsabilização e peças relativas à atuação federal na pandemia de covid-19 e há dificuldades de financiamento para pesquisas em ciências sociais sobre o tema, especialmente considerando a falta de uma política de Estado abrangente e suas implicações futuras – especialmente em relação a novas pandemias.
Diante disso, para o MPF, além da fiscalização de ações e omissões do poder público, referente às medidas de apuração, memória e responsabilização dos atos praticados no período, é necessária a participação e o controle social sobre as iniciativas governamentais a serem executadas neste sentido.
Inquérito Civil 1.23.000.002621/2024-53
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com