Mais de 17 mil acidentes de trânsito foram registrados no Pará em 2024
Foto: Reprodução | Ações para educação no trânsito têm sido realizadas visando a segurança nas estradas e a diminuição no número de casos.
Em 2024, foram registrados 17.622 casos de acidentes em estradas do Pará, segundo dados do Departamento de Trânsito do Estado (Detran). Destes, 1.819 sinistros tiveram vítimas fatais. O levantamento ainda mostra que, em 2023, ao todo, ocorreram 17.473 acidentes de trânsito. E, em 1.552 dos casos, ocorreram mortes.
Para orientar os condutores e evitar os acidentes, os órgãos de trânsito do Pará realizam a campanha “Maio Amarelo”, um movimento que busca colocar em pauta a urgência da redução da violência no trânsito. Em Belém, nesta terça-feira (13), vários condutores receberam orientações sobre segurança no trânsito durante a abertura da Campanha Maio Amarelo.
Com o tema “Desacelere, seu bem maior é a vida!”, a ação deste ano chama a atenção para as imprudências no trânsito, especialmente os acidentes causados pelo desrespeito às leis. Na avenida Pedro Miranda, no bairro da Pedreira, os agentes realizaram uma barreira educativa, abordando os condutores que passavam pelo local.
A ação é promovida pelo Detran, em parceria com a Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade (Segbel). O mês é celebrado mundialmente para chamar a atenção da sociedade sobre a importância da preservação da vida no trânsito. Entre os pontos destacados nas orientações aos condutores estão as principais causas de acidentes, como o excesso de velocidade, o não uso do capacete, o uso do celular ao volante, ultrapassagem perigosa e a mistura de álcool e direção.
Orientação
No bairro da Pedreira, os condutores ouviram dos agentes uma mensagem de conscientização sobre os principais fatores de risco e assistiram a um vídeo educativo. O motorista de aplicativo Fábio Salgado ouviu atentamente e destacou a importância da conscientização de todos. “A imprudência é o maior motivo das mortes, os motoristas não respeitam, avançam o sinal e eu mesmo já escapei de muitos acidentes. Ações como essa são importantes para alertar a população”, comentou.
Para o diretor técnico operacional do Detran, Bento Gouveia, é preciso mais envolvimento dos municípios na organização local do trânsito e conscientização da sociedade. “Precisamos de mais municípios se municipalizando, pois as estatísticas mostram que há redução onde o trânsito é municipalizado. E a outra coisa é a conscientização. Se não houver união de toda a sociedade para a segurança viária coletiva, vai ser mais difícil salvar vidas”, argumentou.
Conforme Luciano de Oliveira, secretário da Segbel, a ação busca mostrar aos condutores que o respeito às leis de trânsito garante a vida dos motoristas e pedestres.
“Estamos aqui de forma integrada com os órgãos do município e do estado, lançando a campanha Maio Amarelo, que é um mês voltado para a intensificação de ações de conscientização de segurança no trânsito. Estamos fazendo abordagens educativas e conscientizadoras dos condutores sobre o cumprimento da legislação e medidas que podem ser tomadas para redução de acidentes e, principalmente, a redução do número de vítimas no nosso sistema de trânsito. Temos que trabalhar no eixo de educação, de prevenção e não somente no eixo de repressão. Isso está sendo feito e é intensificado agora no mês de maio com a campanha”, afirma Luciano de Oliveira.
Maio Amarelo
A programação do Maio Amarelo começou no início do mês em empresas, escolas e instituições e segue com diversas ações de via em Belém até o dia 30 de maio. “Estaremos empenhados numa campanha que visa tornar o trânsito de Belém um local de paz entre todos os seus atores. Por isso, a importância do Maio Amarelo, pois vai consistir em ações educativas para alertar os condutores sobre a segurança viária, mas também de repressão a infrações que fazem do trânsito um local inseguro”, destacou Luciano de Oliveira.
Além do Detran e da Segbel, a programação contou com a presença dos órgãos municipais de trânsito de Paragominas, Abaetetuba, Marituba, Benevides, Santa Izabel, Federação Paraense de Ciclismo, grupo de motociclistas Feras do Asfalto, Ordem dos Advogados do Brasil e Grupo Mônaco.
Fonte: O liberal/Jornal Folha do Progresso e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 14/05/2025/10:21:18
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com