Ministério da Educação destinará livros didáticos a alunos da educação infantil

image_pdfimage_print

Edital foi publicado dando início ao processo de aquisição de obras didáticas do PNLD

O Ministério da Educação iniciou, na última semana, o processo de aquisição de obras didáticas, literárias e pedagógicas do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). Entre as principais novidades contidas no texto, publicado no Diário Oficial da União (DOU), está a previsão de livros didáticos para alunos Educação Infantil.

A intenção é que os alunos dessa etapa de ensino tenham livros adequados à faixa etária da série, ou seja, coloridos, lúdicos e adaptados. Dessa forma, pretende-se contribuir com o desenvolvimento de habilidades importantes. A previsão é de que os alunos recebam os livros a partir de 2022.

O documento publicado prevê a oferta de três tipos de obras. São elas:

1- Obras didáticas destinadas aos estudantes, professores e gestores da educação infantil;

2- Obras literárias destinadas aos estudantes e professores da educação infantil; 

3- Obras pedagógicas de preparação para alfabetização baseada em evidências.

Os livros serão destinados às escolas da educação básica pública, das redes federal, estadual, municipal e do Distrito Federal, e das instituições comunitárias, confessionais ou filantrópicas sem fins lucrativos e conveniadas com o poder público. Estudantes e professores com deficiência poderão ser atendidos com os mesmos materiais distribuídos às suas escolas em formato acessível. O intuito é proporcionar uma aprendizagem mais efetiva e inclusiva.

Para participar do processo de aquisição das obras didáticas, as instituições de ensino poderão realizar todo o procedimento através da plataforma Simec.

Obras didáticas, literárias e pedagógicas 

O PNLD tem como objetivo avaliar e disponibilizar obras didáticas, pedagógicas e literárias, entre outros materiais de apoio à prática educativa, de forma sistemática, regular e gratuita, às escolas públicas.

Cada tipo de livro terá suas especificidades e será destinado aos alunos e/ou professores. Veja, abaixo, as características das obras didáticas, literárias e pedagógicas dos livros que serão destinados à pré-escola.

Obras didáticas: direcionadas para professores de estudantes matriculados em creches (0 até 3 anos e 11 meses) e a alunos e professores na pré-escola (quatro a cinco anos). Conterão manual do professor, materiais digitais complementares para o professor e para o gestor escolar, e o inédito livro impresso do estudante (no caso da pré-escola).

Obras literárias: as publicações, direcionadas ao mesmo público-alvo das obras didáticas, agora, vão ter especificação de uso para manuseio dos estudantes ou para que o professor leia para os alunos. Os livros acompanham material de apoio ao professor, em PDF e em videotutoriais.

Obras pedagógicas:  pela primeira vez, será distribuído um guia de preparação para a alfabetização baseado em evidências. Trata-se de obra de apoio às práticas pedagógicas que auxiliará professores da pré-escola a compreenderem a correspondência entre as evidências científicas nacionais e internacionais e a prática da sala de aula, favorecendo a preparação para a alfabetização e a integração entre os processos educacionais da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental.

*Com informações do MEC

Fonte: Agência Educa Mais Brasil/Com Foto

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835- (93) 98117 7649.

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

 

 

error: Jornal Folha do Progresso
%d blogueiros gostam disto: