MPF aciona PF após relatos de conflito em área indígena, onde caçadores foram encontrados mortos no Pará

image_pdfimage_print

Terra Indígena Apyterewá, localizada no município de São Félix do Xingu, também sofre ameaças de grileiros e ligações elétricas clandestinas por parte dos invasores — Foto: Reprodução

Indígenas informaram que receberam mensagens de rádio de parentes que vivem em duas aldeias.

O Ministério Público Federal (MPF) acionou a Polícia Federal após receber denúncia sobre conflito na Terra Indígena Apyterewa, no sudoeste do Pará. Lideranças indígenas se mobilizam para chegar à região, que é de difícil acesso.

Segundo o MPF, os indígenas procuraram o órgão depois de receberem mensagens de rádio de parentes que vivem em duas aldeias.

No último dia 3 de maio, o Ministério da Justiça autorizou o uso da Força Nacional por 15 dias na terra indígena. O local foi o mesmo onde caçadores foram encontrados mortos.

Segundo os novos relatos de indígenas, desde o último domingo (15), supostamente sob comando de fazendeiros que ocupam ilegalmente a área indígena, um grupo de homens bloqueou estradas e invadiu aldeias para tentar expulsar 18 famílias do povo Parakanã.

Recentemente, os indígenas ocuparam uma fazenda para impedir que os invasores retornem para a área.

O g1 procurou a Polícia Federal para saber quais medidas serão tomadas após o alerta do MPF, mas ainda não havia obtido resposta até a publicação da reportagem.

A Terra Apyterewa fica entre os municípios de São Félix do Xingu e Altamira, na região sudoeste. Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o desmatamento na região disparou nos últimos quatro anos e foi a terra indígena mais devastada do país em 2021.

O território foi homologado em 2007, mas até os dias atuais está ocupado por grileiros, apesar de a Justiça ter determinado a retirada dos invasores.

Nos últimos anos, ocupantes ilegais atacaram equipes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e da Fundação Nacional do Índio (Funai) durante fiscalizações na área. (As informações são do  g1 Pará — Belém).

Jornal Folha do Progresso em 17/05/2022/10:13:00

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835- (93) 98117 7649.

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

 

%d blogueiros gostam disto: