Na Rádio-Representante do Ibama comenta reunião e ações do orgão na região.

image_pdfimage_print

Em entrevista hoje (11/06) ao programa Bom Dia Progresso do Locutor Édio Rosa na rádio cultura FM, o superintendente do Ibama no Pará Sr. Hugo Américo, falou sobre o incidente que aconteceu a alguns dias na Cachoeira da Serra e sobre a reunião de ontem(10/06) em Castelo de Sonhos.

Hugo falou sobre o incidente de muita repercussão, em que os fiscais do Ibama queimaram e destruíram bens, não é uma ferramenta que o Ibama gosta de usar, mais é usado para frear o desmatamento, porque na região há uma situação que já vem a tempo aonde tem muitas áreas desmatadas e que esses incidentes ocorreram por não se apresentarem, questão de logística e muitas outras razões.

Falou sobre a reunião, que foi em busca de um entendimento e pacificação, sendo esclarecidos vários pontos, disse que foi muito importante a presença da Prefeitura de Novo Progresso (Oswaldo Romanholli-PR), Sub – Prefeitura de Altamira-Pa, sec. De Meio Ambiente de Altamira e o poder público se comprometeram em fazer essa logística, sedo assim o Ibama não vai mais fazer essas destruições nesse momento porque vai ter a logística pelos municípios.

O poder público se compromete a tirar, mais isso não quer dizer que as fiscalizações vão diminuir, o combate ao desmatamento continua, inclusive o Sr. Hugo disse que várias pessoas na reunião não querem que o Ibama saia da região porque sabem da importância do trabalho.

Citou saber das dificuldades da região e que muitos falaram que o Ibama sempre vem com muitas camionetes, efetivo de fiscais, helicópteros e os órgãos de regularização não vem, segundo ele, pode responder pelo Ibama e não pelos outros órgãos.

Hugo reafirmou que o Ibama tem um compromisso de controlar o desmatamento na Amazônia e  estão fazendo o trabalho deles, sabe também que talvez não sejam bem vistos pela população, mais é o dever deles e que todos terão uma melhor qualidade de vida, qualidade ambiental e que até 2020 o governo tem o compromisso de reduzir em 80% a emissão de gases.

Disse ainda que os bens apreendidos, aonde o proprietário não consiga reaver o bem, poderão estar passando para as comunidades para um fim social, aonde poderão ser usado para um meio lícito como arrumar uma estrada, uma terra de um colono aonde não houve desmatamento, a princípio ficando as prefeituras como fiel depositário dos equipamentos.

Falou também sobre CAR, LAR, áreas embargadas e que sabem quem são os produtores que trabalham na terra e quem são as pessoas que tem várias outra áreas empalhadas pelo Brasil, vem para essa região desmatam e ficam esperando para regularizar, disse Hugo “eu tenho um recado para essas pessoas”, “NÃO VÃO SE REGULARIZAR”, inclusive alguns Car’s que forma feitos agora com desmates recentes vão ser cancelados.

Finalizou dizendo que a reunião foi muito pacífica, não houve ninguém que ficasse exaltado, houve perguntas de pessoas que se sentem injustiçadas, mais tudo foi tratado normalmente, estava junto o TACA que teve o bem destruído, foi aberto um processo sobre o caso do bem destruído, foi feito toda a materialidade do caso, TACA vai ter acesso a tudo, vai poder se defender, já foi explicado tudo isso a ele, houve também uma denúncia contra o servidor que vai ser apurada, inclusive o Dep. Zequinha Marinho(PSC) fez a representação na presidência do IBAMA e o saldo da reunião foi muito bom.

ibama radio
Hugo, Edio Rosa e padre Silvério em entrevista na radio comunitária. Facebook

Fonte: Redação Jornal Folha do Progresso – Foto: Facebook/Edio Rosa

Publicado por Folha do Progresso fone para contato Cel. TIM: 93-81171217 e-mail para contato: folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br

%d blogueiros gostam disto: