NOTA SEMMA-NP – Período Defeso – “É Tempo de Piracema”

image_pdfimage_print

Fiscalização da Semma apreende redes de pesca no rio jamanxim (Foto:SEMMA-NP) – A Secretaria Municipal de Meio Ambiente – SEMMA-NP, informa que o município já se encontra em tempo piracema e o período de defeso se estenderá até 15 de março de 2021. O período de defeso contribui para a sustentabilidade do uso dos estoques pesqueiros.

O defeso da piracema é uma medida preventiva que visa proteger os organismos aquáticos durante as fases mais críticas de seus ciclos de vida a fim de garantir a reprodução de espécies nativas ou ainda de seu maior crescimento.

Leia Mais:*Já está valendo o período de defeso de espécies de peixes amazônicos

Dessa forma, o período de defeso favorece a sustentabilidade do uso dos estoques pesqueiros e evita a pesca quando os peixes estão mais vulneráveis à captura, por estarem reunidos em cardumes.

Assim, a pesca predatória fica proibida, bem como fica proibido também transportar nas embarcações apetrechos de pesca usados para capturas em grandes quantidades, como malhadeiras e tarrafas. Durante todo o defeso será permitido a pesca de até 5 kg, respeitando os tamanhos mínimos de captura, a pesca científica desde que previamente autorizada e o transporte de equipamentos de pesca como linha, vara ou caniço com molinete ou carretilha, iscas naturais ou artificiais.

A SEMMA-NP informa que serão realizadas fiscalizações para coibir a prática de ilícitos ambientais.

VEJAM LISTA DE PEIXE E TAMANHO

p page 01 p page 02Por:Ascom SEMMA-PA

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835- (93) 98117 7649.

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

 

 

error: Jornal Folha do Progresso
%d blogueiros gostam disto: