Operação contra garimpos ilegais ameaça a economia na região de Novo Progresso;Itaituba já sente a crise

image_pdfimage_print

Agente Ambiental da Operação Curupira, em apreensão de equipamentos de garimpo ilegal em Novo Progresso. (Foto: Paulo Cezar / Ag. Pará)

Ainda não houve um estudo oficial para mostrar dados da queda na economia nas cidades Garimpeiras, as redes sociais trazem a tona,o efeito da operação, os moradores mostram comércios sem movimento e oficinas parradas sem serviços, na cidade de Itaituba (distante 400 km de Novo Progresso).

Ainda tem quem diga que os garimpos não contribuem para economia destas cidades, mas o que vivemos agora com a operação Curupira do Governo do Estado, é um caos na economia, aos poucos vai ter caos social.

Os municípios que já estão sentindo o impacto das operações contra o garimpo são; Jacareacanga, Moraes de Almeida (Itaituba), Jardim do Outo, Crepurizinho, Crepurizão, Trairão e Novo Progresso, estes nasceram, cresceram e tem sua economia baseada na atividade garimpeira.

Leia Também:Operação Curupira faz primeira destruição de Garimpo Ilegal em Novo Progresso e Castelo de Sonhos

Enquanto acontece a operação em garimpos no estado de Roraima, garimpeiros migram para a região oeste e sudoeste do estado do Pará, em busca de oportunidades. Do outro lado, temos os nossos garimpeiros que foram atingidos pela operação Curupira na região garimpeira, estão se deslocando para as cidades em busca de empregos e/ou alternativas.

Assista o video abaixo

 

Os garimpos mesmo ilegal tem contribuição significativa na economia destes municípios,  a compra de combustíveis, suprimentos, medicamentos, autopeças, oficinas e o entretenimento, estes são os mais afetados, por enquanto.

Moradores e internautas, reclama de repressão imposta pelo governo do estado (operação Curupira), que não trouxe alternativas, somente a fiscalização e destruição, comentam. Queremos trabalhar legalizado, mas a legislação dificulta e até impede!  “Não temos indústria em toda região, quais são as alternativas apresentadas por eles?- Comentário no WhatsApp.

Em outra postagem alertam para o caos e cobram das autoridades politicas (representantes do povo), uma solução para a crise, que tende ao agravamento.

É a triste realidade de viver na Amazônia, cheia de pessoas honestas, trabalhadoras, e marginalizadas pela lacração de quem quer salvar os macacos.

 

Por: Jornal Folha do Progresso em 17/03/2023/08:48:09

 Notícias gratuitas no celular

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade:

*     Clique aqui e acesse a comunidade do JORNAL FOLHA DO PROGRESSO

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835- (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

 

%d blogueiros gostam disto: