Paraenses participam da Olimpíada do Conhecimento

image_pdfimage_print

A competição também é um incentivo para que mais jovens se interessem pela educação profissiona

Nove jovens paraenses representarão o estado do Pará na oitava edição da Olimpíada do Conhecimento, maior competição de educação profissional das Américas. A disputa, de iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), acontece de 3 a 6 de setembro, em Belo Horizonte, e tem o objetivo de descobrir jovens talentos para a indústria e mercado brasileiros, além de elevar a qualidade da formação técnica no país.

A competição também é um incentivo para que mais jovens se interessem pela educação profissional. Uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) aponta que apesar da formação profissional elevar a chance de empregabilidade em até 38%, com salários até 12,94% a mais dos que não possuem, apenas 6,6% dos estudantes cursam ensino médio em conjunto com alguma forma de ensino profissionalizante. Em países ricos, o índice é de 46%.

Durante os quatro dias de disputa da Olimpíada do Conhecimento, os participantes poderão expor seus talentos e competências em provas que simulam a realidade do mercado de trabalho e do ambiente industrial, dento de prazos e padrões internacionais de qualidade. Ao todo, 80 estudantes de todo o Brasil participam da disputa. Eles estão divididos em 58 modalidades dentro das áreas de tecnologias de manufaturas e engenharias; construção e edificações; moda e criatividade; moda e criatividade; tecnologias da informação e comunicação; serviços; transporte e logística; engenharias agrícolas e agropecuária e modalidades para pessoas com deficiência.

Desde maio, quando foram classificados na fase estadual da competição, os jovens passam por intensos treinamentos para conseguirem um bom desempenho também em Belo Horizonte. “Esses treinamentos, ainda que intensos, têm sido prazerosos. Junto com meu treinador, estou aperfeiçoando uma atividade que pode ser meu diferencial na etapa nacional”, comenta Ailton da Silva, que representará o Pará na ocupação Soldagem.

Outro representante paraense na competição nacional será Nilton Costa Filho, de 19 anos, da ocupação Eletricidade Predial. O jovem, que é aluno do SENAI Parauapebas, se diz confiante em um bom resultado. “Tenho treinado bastante e tenho convicção de que, apesar de difícil, posso vencer. Essa é uma área que gosto muito vou pra Minas carregando o sonho de trazer esse prêmio pro Pará”, comenta, confiante, Nilton.

Para o diretor regional em exercício do SENAI, Dário Lemos, a Olimpíada vai além da conquista de conhecimento técnico. “Esse é um momento em que jovens que buscam um futuro melhor por meio da educação se reúnem e compartilham experiências de vida. Eles saem da Olimpíada cidadãos melhores e, por isso, independente de quem faça mais pontos, todos são grandes vencedores”, acredita Lemos.

Além de soldagem e Eletricidade Predial, o Pará competirá, pelo SENAI, nas ocupações Sistema Drywall e Gesso, Mecânica de Automóveis, Segurança do Trabalho, Administração de Sistemas de Redes, Eletricidade Industrial e Tecnologia da Informação (deficiência Visual), e Cabeleireiro, pelo Senac. Os dois melhores em cada modalidade iniciam o treinamento ainda em setembro e concorrem a uma vaga para a etapa mundial, a WorldSkills Competition, que, em 2015, será sediada em São Paulo.

Serviço:

Evento: Olimpíada do Conhecimento

Período: 3 a 6 de setembro

Local: Expominas – Belo Horizonte (MG)

Fonte: ORMNews.

Publicado por Folha do Progresso fone para contato  Tel. 3528-1839 Cel. TIM: 93-81171217 e-mail para contato:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br

%d blogueiros gostam disto: