Pela primeira vez, uma mulher toma posse como cacique do povo Xikrin do Cateté

image_pdfimage_print

(Foto:Reprodução) – Kôkôti Xikrin, de 28 anos, foi escolhida pelo pai e aprovada pela comunidade por sempre ter demonstrado interesse pelas questões do seu povo.

Pela primeira vez, uma mulher tomou posse como cacique do povo Xikrin do Cateté. A cerimônia, ocorrida no sábado (20), em Parauapebas, teve a participação de representantes de 11 aldeias Xikrin, além de outras 43 aldeias Kayapó e de autoridades do município.

Os Xikrin vivem em terra indígena localizada nos municípios Água Azul do Norte, Marabá, Parauapebas, sudeste do estado. A nação Xikrin reúne uma população de cerca de dois mil indígenas.

Kôkôti Xikrin, de 28 anos, foi escolhida pelo pai e aprovada pela comunidade por sempre ter demonstrado interesse pelas questões do seu povo. Ela é casada, mãe de três filhos e vem de uma longa linhagem de caciques. “Agora, mesmo que as índias da nossa tribo não falem português, elas têm voz e têm força”, comemora a cacique.

Por G1 PA — Belém

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835- (93) 98117 7649.

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

 

error: Jornal Folha do Progresso
%d blogueiros gostam disto: