Pescadores e ribeirinhos ocupam sede do Ibama em protesto no Pará

image_pdfimage_print

Manifestação em Altamira pede apoio para pagamento da verba de reparação, feito pela concessionária da usina hidrelétrica de Belo Monte. (Foto:g1 Pará — Belém).

Um grupo de pescadores e ribeirinhos ocupou a sede do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) em Altamira, no sudoeste do Pará, nesta segunda-feira (26).

Em protesto, eles pedem apoio para pagamento da verba de reparação, no valor de R$ 20 mil, feito pela concessionária da usina hidrelétrica de Belo Monte.

Os pescadores alegam que desde a construção da usina os peixes começaram a desaparecer nas comunidades, que vivem da pesca. Até esta segunda-feira (26), eles afirmam que não receberam indenizações parte da concessionária.

O pagamento é para 6.015 pescadores e donos de embarcações da Volta Grande do Xingu, mas apenas 1.976 foram aprovados em estudo de caso realizado entre 2017 e 2019.

Nesta segunda-feira, uma reunião entre representantes do Ministério Público Federal, da Defensoria Pública da União e do comitê formado por pescadores espera que seja feito novo estudo de caso pela empresa.

Enquanto isso, as famílias relatam escassez de peixes, o que dificultou o sustento. Muitos tiveram que se mudar de cidade, em busca de emprego.

Em nota, a Norte Energia, responsável pela usina, informou que fez até o dia 31 de maio os cadastros para estudos de caso de interessados para recebimento da verba e que realiza as análises, mediante critérios que comprovem a atuação na pesca, em período anterior à formação dos reservatórios, conforme as tratativas acordadas com o Ibama.

A empresa destacou que vem agendando reuniões com representantes dos pescadores para discussão e análises das ações em execução.

A reportagem também procurou o Ibama, mas o órgão ambiental ainda não havia se manifestado até a publicação da reportagem.

 

Fonte: g1 Pará — Belém e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 27/06/2023/15:49:07

Notícias gratuitas no celular

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade:

*     Clique aqui e acesse a comunidade do JORNAL FOLHA DO PROGRESSO

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

%d blogueiros gostam disto: