PF prende, em MG, homem que furtou réplica da Constituição Federal no 8 de janeiro

image_pdfimage_print

(Foto: Joedson Alves/Agencia Brasil) – Praça dos Três Poderes, em Brasília, foi invadida em 8 de janeiro de 2023

Condenado a 17 anos de prisão, réu estava foragido da Justiça e foi localizado em São Lourenço

A Polícia Federal prendeu, nesta quinta-feira (20), em São Lourenço, no Sul de Minas Gerais, um homem condenado pelos atos de 8 de janeiro de 2023, em Brasília. Ele estava foragido e foi localizado com apoio da Polícia Militar de Minas Gerais.

O réu foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 17 anos de prisão pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, dano qualificado, deterioração de patrimônio tombado e associação criminosa armada.

Entre as acusações, está o furto de uma réplica da Constituição Federal de 1988, ocorrido durante a invasão das sedes dos Três Poderes. Além da pena de reclusão e detenção, o condenado deverá pagar, junto aos demais envolvidos, R$ 30 milhões em indenização por danos morais coletivos.

Segundo dados do Ministério Público Federal (MPF), divulgados em dezembro do ano passado, 310 pessoas já foram condenadas pelo STF por participação nos atos do dia 8 de janeiro. Destas, 229 foram condenadas como executoras e 81 como incitadoras.

Outras 500 pessoas que respondiam por crimes considerados menos graves assinaram acordos com o MPF, comprometendo-se a cumprir medidas alternativas para encerrar as ações penais.

As condenações por incitação referem-se a pessoas que estavam acampadas em frente ao Quartel-General do Exército, em Brasília. De acordo com o STF, o grupo teria incentivado a atuação das Forças Armadas com base em alegações de fraude nas eleições de 2022. Ainda segundo o tribunal, a permanência no local após os ataques contribuiu para a continuidade do movimento.

 

Fonte: Mateus Souza – Portal Debate e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 21/03/2025/14:30:52

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

%d blogueiros gostam disto: