Primeiro-ministro de Portugal pede demissão após ser alvo de operação policial
António Costa negou participação nas irregularidades apontadas pelo MP (Foto:Instagram / antoniocostapm).
António Costa é investigado pelo Ministério Público português por envolvimento em suposto esquema irregular de exploração de lítio e de hidrogênio verde por parte do governo do país
O primeiro-ministro de Portugal, António Costa, anunciou nesta terça-feira (7) que entregou ao presidente do país, Marcelo Rebelo de Sousa, seu pedido de demissão. A decisão de entregar o cargo ocorre horas após a polícia portuguesa realizar uma operação de busca e apreensão na casa de Costa, no âmbito de uma investigação do Ministério Público do país que apura suposto esquema irregular de exploração de lítio e de hidrogênio verde por parte do governo de Portugal.
Ao todo, foram cumpridos 42 mandados de busca a apreensão, incluindo nos seguintes órgãos:
sede do Ministério de Infraestrutura;
sede do Ministério de Meio Ambiente;
Secretaria do Estado de Energia e Clima;
Empresas investigadas no caso.
Brasileira registrou o momento em que foi hostilizada por portuguesa no aeroporto
Brasileira de 35 anos é vítima de xenofobia em Portugal; vídeo
Professora Jacqueline Freire (UFPA); secretário Zacarias Costa (CPLP), deputados Carlos Bordalo e Lívia Duarte e promotora de justiça Lilian Braga.
A caminho da África, autoridades paraenses em missão internacional são recebidas em Portugal
Três projetos diferentes são investigados:
Concessões de exploração de lítio nas minas do Romano, na cidade de Montealegre, e do Barroso, em Boticas;
Projeto para uma central de produção de energia a partir de hidrogênio na cidade de Sines;
Projeto para a construção de um datacenter, também em Sines, pela empresa Start Campus.
Renúncia
Marcelo Rebelo de Sousa ainda não informou se aceitou a renúncia – cabe a ele decidir se demite o primeiro-ministro e convoca novas eleições.
Em pronunciamento ao país, António Costa negou participação nas irregularidades apontadas pelo MP. “Encerro com a cabeça erguida, a consciência tranquila e a mesma determinação de servir Portugal como da primeira vez que entrei no gabinete. Não me pesa na consciência a prática de qualquer ato ilícito ou sequer de qualquer ato censurado”.
Fonte:O Liberal e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 07/11/2023/15:33:53
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade:
* Clique aqui e acesse a comunidade do JORNAL FOLHA DO PROGRESSO
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com