Produtores de gado têm até 30 de novembro para vacinar rebanhos contra aftosa em Novo Progresso eno oeste do Pará

image_pdfimage_print

Produtores de gado têm até 30 de novembro para vacinar rebanhos contra aftosa no oeste do Pará — Foto: Reprodução)

Etapa de imunização de bovinos e bubalinos de até 24 meses ocorre em 127 municípios do estado.

Produtores de bovinos e bubalinos na região oeste do Pará têm até o dia 30 de novembro para aplicar vacina contra a febre aftosa nos rebanhos. A etapa, que é a última do ano da campanha da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará), iniciou na segunda-feira (1) e ocorre em 127 municípios do estado.

Ao longo do ano, são realizadas cinco etapas de vacinação para que seja alcançado todo o rebanho paraense. A meta é vacinar 24.436.259 animais, sendo 600 mil bubalinos. Devem ser vacinados animais com idade até 24 meses de vida.

Os produtores têm até o dia 15 de dezembro para realizar a notificação junto à Agência ou via internet, pelo Sistema de Integração Agropecuária (Siapec3), disponível no site da Adepará.

A dose de 2 ml da vacina contra a febre aftosa deve ser administrada através da via subcutânea ou intramuscular, na região da tábua do pescoço (terço médio) do animal.

A campanha de vacinação contra febre aftosa e todas as demais ações de defesa agropecuária pretendem evitar prejuízos à produção, evitando a introdução e a disseminação de doenças.

Para comprovar a vacinação é necessário apresentar, além da nota fiscal de aquisição da vacina, a relação do rebanho, com a quantidade de animais, faixa etária e espécie trabalhada. O produtor que não notificar a vacinação estará sujeito à multa, cujo valor pode variar de acordo com a quantidade de animais.

Etapas da vacinação

*Março e abril: municípios de Faro e Terra Santa – vacinação com faixa etária para todos os animais.
*Maio: calendário de imunização contemplou 127 municípios – vacinação com faixa etária para todos os animais.
*Julho e Agosto: novamente nos municípios de Faro e Terra Santa – vacinação para animais até 2 anos de idade.
*Agosto e Outubro: Etapa Marajó – vacinação de animais de todas as idades
*Novembro: novamente em 127 municípios – vacinação para bovinos e bubalinos com até 2 anos de idade.

Por g1 Santarém — Pará
03/11/2021 09h37

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835- (93) 98117 7649.

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

 

%d blogueiros gostam disto: