Professor paraense é finalista na Olimpíada de Matemática que reconhece os melhores educadores do Brasil

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(Foto: Divulgação)- Os 10 vencedores na categoria ouro serão premiados com uma viagem de intercâmbio técnico e cultural à China.

O Brasil ocupa hoje a 65ª posição no ranking de 81 países que participaram do último Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), divulgado no final ano passado, levando em conta os resultados da área de Matemática. Por outro lado, faz parte da elite da Matemática mundial (nível 5 da Internacional Mathematical Union – IMU) com pesquisadores e professores reconhecidos mundialmente.

Professor do Pará é finalista na competição nacional que reconhece as melhores iniciativas no ensino da Matemática no Brasil. Os 10 vencedores na categoria ouro serão premiados com uma viagem de intercâmbio técnico e cultural à China.

O Brasil ocupa hoje a 65ª posição no ranking de 81 países que participaram do último Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), divulgado no final ano passado, levando em conta os resultados da área de Matemática. Por outro lado, faz parte da elite da Matemática mundial (nível 5 da Internacional Mathematical Union – IMU) com pesquisadores e professores reconhecidos mundialmente.

A equação mal resolvida mobilizou um grupo de engenheiros do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) na criação da Olimpíada de Professores de Matemática do Ensino Médio (OPMBr), no ano passado, e agora é chegada a hora de conhecer os vencedores nas categorias ouro, prata e bronze.

Um evento online – para facilitar a participação de inscritos de norte a sul do País – marca a divulgação dos resultados, no dia 27 de março. Ao todo, 67 professores foram premiados, dos quais 48 na categoria bronze, 10 na categoria prata e 10 na categoria ouro. “Os 10 premiados na categoria ouro só serão conhecidos no dia 27. Entre os 20 finalistas, há representantes de diversos estados do País como Maranhão, Pará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Ceará, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul”, explica Adauto Caldara, membro do Conselho Gestor da Olimpíada.

Como prêmio, os 10 professores da categoria ouro participarão em outubro de um intercâmbio técnico e cultural de 15 dias a Xangai para conhecer o Centro de Educação para Professores da Unesco (TEC Unesco) na Universidade Normal da China, levando em conta que o país figura sempre entre os de melhor desempenho no PISA.

“Será uma oportunidade ímpar de imersão, aprendizado e troca de conhecimento. Nosso objetivo é reconhecer e valorizar iniciativas bem-sucedidas no ensino da Matemática em todo o País, de forma a disseminá-las, trabalhando para melhorar a qualidade do ensino da disciplina e, assim, contribuindo para alavancar a posição do Brasil no ranking mundial, a médio e longo prazo”, considera.

Depois da viagem de premiação, o próximo passo previsto é a realização de 50 workshops – cada um dos premiados ministrará cinco – em 50 cidades definidas em parceria com o Ministério da Educação.

O processo de avaliação dos professores participantes incluiu três etapas: uma prova, uma apresentação em vídeo ilustrando o trabalho desenvolvido em sala de aula e uma entrevista que teve, entre os avaliadores, o professor Cristovam Buarque, que é membro do Conselho Acadêmico da OPMBr.

Amor à Matemática – Alfabetizado pela própria irmã, dentro de casa, na zona rural do Pará, Romis de Sousa Moraes viu na educação uma oportunidade de mudar de vida e transformar também a vida de outras pessoas. Um dos poucos da família a concluir um curso de ensino superior, o professor de matemática do interior do Pará, busca, hoje, incentivar seus alunos a realizarem sonhos através da educação.

Romis, atualmente, é professor em escolas de Ensino Fundamental e Médio na cidade de Ourilândia do Norte, há quase 1000 kms da capital do Estado, Belém. Por lá, busca, incansavelmente, tornar o processo de aprendizagem de matemática mais leve e descomplicado. “Costumo brincar que o professor de matemática tem que exercer a função de um bom vendedor, que cativa o cliente para conhecer e adquirir um determinado produto. Da mesma forma, nós, professores de matemática, temos a missão de despertar o interesse dos nossos alunos para aprender a disciplina”.

Extrovertido, ele busca transformar sua sala de aula em um ambiente alegre e proporcionar um aprendizado menos metódico.

“Faço uma abordagem individualizada com os meus alunos a fim de atender suas necessidades específicas. Não deixo nenhum aluno desistir da matemática ou acreditar que a disciplina não é para ele antes de aprender com ela”, garante. Para ele, a matemática pode ser fascinante a partir do momento que você aprende a dominar suas técnicas.

“Estou sempre buscando incentivar meus alunos e engajá-los em competições que envolvam a matemática. Tanto internamente, promovendo gincanas em sala de aula, como em competições nacionais, como a OBMep. A cada competição eles ficam mais animados na busca de melhores resultados”, garante. Foi assim que um de seus alunos no programa “OBMEP na escola” conquistou medalha de ouro na competição, no ano passado, colocando Ourilândia do Norte em destaque nacional.

Fonte: Jornal Pará  e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 14/03/2024/11:50:41

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