Programa paraense ‘Energia Azul’ é premiado nacionalmente
Defensor Público paraense Cássio Bitar Vasconcelos. | Foto: Divulgação
O programa garante descontos na ‘conta de luz’ para famílias de pessoas autistas. É de autoria do Defensor Público Cássio Bitar, foi lançado em 2022 e já colaborou com centenas de famílias no Estado. A iniciativa foi eleita a melhor do país no XVI Congresso Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (CONADEP).
Na última quinta-feira (14), o Defensor Público paraense Cássio Bitar Vasconcelos, conquistou o prêmio do concurso de práticas exitosas durante o XVI Congresso Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (CONADEP), realizado em São Luís (MA). No total, 53 trabalhos foram inscritos e 25 foram selecionados para serem apresentados no evento. A prática vencedora, intitulada “Energia Azul: tarifa social para quem mais precisa”, destacou-se por sua relevância social e inovação no atendimento às demandas de famílias que convivem com o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A prática relatava o êxito do Programa Energia Azul, que foi lançado em maio de 2022 pelo Núcleo de Defesa do Consumidor (NUDECON) da Defensoria Pública do Estado do Pará. A iniciativa oferece um desconto de até 65% na conta de energia elétrica para famílias que atendem critérios como inscrição no CadÚnico, renda familiar de até três salários mínimos e convivência com uma pessoa com deficiência, especialmente com TEA. O programa também atua em parceria com a Equatorial Energia Pará, proporcionando um canal direto para resolução administrativa e promovendo campanhas de educação em direitos.
Para Cássio Bitar, “O reconhecimento da prática é muito importante na medida vai possibilitar sua replicabilidade em outros estados que possuem desafios semelhantes ao do Pará”, destaca o Defensor, que também é vice-presidente do Conselho de Consumidores de Energia Elétrica do Pará (Concepa).
ALCANCE
O impacto do Programa Energia Azul vai além do desconto financeiro. Ele simboliza um avanço na interpretação humanizada da legislação, especialmente o artigo 177, inciso III, da Resolução 1000 da Aneel. A prática exemplifica como políticas públicas podem ser adaptadas para atender necessidades específicas e dar visibilidade às populações vulneráveis.
Além do benefício financeiro, o programa promove conscientização sobre direitos básicos, um passo essencial para a inclusão social. Campanhas educativas reforçam a importância de uma sociedade mais informada, capaz de exigir e usufruir de políticas públicas efetivas.
Isto se torna mais importante ainda, afinal o consumo de energia elétrica tem um impacto significativo nas famílias. Segundo Cássio Bitar, o programa busca não apenas reduzir os custos financeiros dessas famílias, mas também promover inclusão e ampliar o acesso aos direitos. “O Energia Azul faz busca ativa em cadastros do governo, auxilia na obtenção de laudos médicos e divulga amplamente os critérios para acesso ao benefício”, explica o defensor.
Por isso, a conquista no XVI CONADEP consolida o trabalho de Cássio Bitar e da Defensoria Pública do Pará como referência nacional em iniciativas de inclusão. Programas como o Energia Azul destacam a importância de aproximar o sistema de justiça das realidades locais, proporcionando soluções práticas para desafios cotidianos.
O QUE É PRECISO PARA BUSCAR O BENEFÍCIO?
Estar inscrito no Cadúnico
Ter renda familiar de até 3 salários mínimos;
Ter pessoa com deficiência residindo no imóvel
Realizar terapias, treinos ou atividades para o desenvolvimento em casa atestada e receitada por médico cujo laudo deve ser anexado.
BUSQUE SEUS DIREITOS
Se você quer saber mais, é possível agendar um atendimento no Núcleo de Defesa do Consumidor (Nudecon) da Defensoria Pública do Estado (DPE-PA) na Rua 1º de Março, 766, Campina, Belém, ou pelos telefones (91) 99342-2925 e (91) 98128-8851.
SIGA
https://www.instagram.com/defensorcassiobitar/
https://www.instagram.com/sigaconcepa/
CONTATOS PARA AGENDAMENTO DE ENTREVISTAS COM CÁSSIO BITAR
Enderson Oliveira – 91-98405-0333
Fonte: DOL Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 19/11/2024/12:30:17
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade e no canal:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com